Brasil e França: Encontro em Macapá avalia avanços da cooperação transfronteiriça

Compartilhamentos

A 9ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil França, que acontece em Macapá, começou hoje no auditório do Sebrae. A abertura contou com a participação do governador Waldez Góes e autoridades francesas.

O objetivo da reunião é avaliar os avanços da cooperação bilateral desde o último encontro, que aconteceu em 2013, e estabelecer novas metas para os próximos anos.

Os dois países são interligados por uma ponte que já está pronta, e toda estruturada do lado francês, com alfândega e outros órgãos de fiscalização de fronteira, conforme foi acordado entre os dois países. Mas, do lado brasileiro, a estrutura alfandegária não foi concluída. A ponte foi construída unindo o município de Oiapoque e cidade de São Jorge.

O governador Waldez Góes chefia a delegação brasileira no encontro. Fotos: André Silva

O governador Waldez Góes chefia a delegação brasileira no encontro. Fotos: André Silva

O encontro, que  faz parte do chamado Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica registrado e divulgado no encontro dos ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, em fevereiro de 2008.

Além do governador Waldez Góes, que lidera a delegação brasileira, esteve também presente o embaixador responsável pelo Departamento da Europa no Itamaraty, Oswaldo Brito Jr. A delegação francesa é chefiada pelo representante da Presidência da França, Eric Spitz e pelo presidente do Conselho Regional, Rodolphe Alexandre.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!