Pneus recolhidos em Macapá viram massa asfáltica em MG

Mais de 800 unidades de pneus foram recolhidas no sábado (2).
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Mais de 800 unidades de pneus foram recolhidas no sábado (2), em Macapá, pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur). O material, que pesou 50 toneladas, será transportado para o município de Abadias (MG), para ser transformado em massa asfáltica.

“Eu, geralmente, pago uma caçamba para levar esses pneus para a lixeira. Além de ser uma atitude muito bacana, é menos um custo para a gente pagar”, elogiou o dono de borracharia Rogerio Augusto Pereira da Penha, de 45 anos.

Dono de borracharia Rogerio Augusto Pereira elogiou ação Foto: Cássia Lima

Segundo o secretário interino da Semur, Augusto Almeida, a retirada dos pneus inservíveis faz parte de um convênio com a empresa Reciclalip. A proposta é recolher das ruas o material que não serve mais para utilização.  

Cinquenta toneladas de pneus foram recolhidas Foto: Cássia Lima

“Essa é uma responsabilidade ambiental e de saúde pública. Esses pneus demoram anos para se decompor e hospedam vetores, como mosquitos, ratos e baratas. Nosso propósito é continuar com essa parceria e retirar esse material que polui também as ruas”, disse o secretário interino.

Pneus serão reaproveitados em Minas Gerais Foto: Cássia Lima

Em 2017, foram retiradas das ruas de Macapá cerca de 250 toneladas de pneus, conforme a secretaria. O material passa por várias fases de trituração em Minas Gerais, até chegar à etapa final, que é a transformação em massa asfáltica mais resistente.

“A gente tem uma dificuldade muito grande de escoar esses pneus, mesmo debaixo dessa proteção acumula rato e mosquitos”, disse o dono de borracharia Antônio Joaquim Nascimento, de 65 anos.

Secretário interino da Semur, Augusto Almeida Foto: Cássia Lima

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!