Junta constata deterioração da UNA e pede anistia de dívidas

Dívida com a CEA é de quase meio milhão de reais
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A junta governativa que ganhou na Justiça a anulação da eleição ocorrida em 2015 na União dos Negros do Amapá (UNA), provocando a perda de mandato do então presidente da entidade, Iury Soledade, fez uma visita às dependências da sede e constatou que o local apresenta aspecto de abandono.

A junta busca a anistia do débito que a UNA tem com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), de quase meio milhão de reais, e uma revitalização para o espaço.

Espaço apresenta aspecto de abandono Foto: Divulgação

“Nós já estamos tratando essa conversa como deputado Marcos Reátegui, que, junto conosco, tem visitado a Eletronorte, tentando buscar a anistia desse débito. A própria instituição não tem condição de cobrir esse débito”, afirmou o presidente da junta, Josivaldo Libório.

Junta governativa avaliou danos Foto: Divulgação

Segundo ele, a situação dos prédios da UNA é deplorável, com salas e estruturas parcialmente destruídas, e até locais com fezes humanas, o que demonstra que pessoas estão usando o espaço para passar as noites.

Prédios estão deteriorados Foto: Divulgação

Existe um projeto de revitalização para o local, que, segundo Libório, o tornará sustentável. Ele disse que o custo para manter o complexo da UNA é muito alto.

O projeto em questão prevê a eliminação de prédios e criação de uma área de alimentação e feira para produtos afros. A ideia com a reforma é, também, reconquistar a confiança da sociedade.

Indícios de que local é usado por moradores de rua Foto: Divulgação

Depois dessa etapa, a junta prevê a convocação de novas eleições para a escolha de uma nova diretoria para o espaço.

“Estamos fazendo o levantamento de toda a situação do prédio, como tem da CEA, da prefeitura, enfim, um levantamento geral. Seria uma irresponsabilidade passar esse pepino direto para um presidente que talvez não tenha a experiência para tocar esse barco do jeito que está”, falou Libório.      

A reportagem tentou contato com Iury Soledade, mas ele não retornou às ligações e mensagens.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!