“Queremos fomentar o audiovisual no Amapá”, diz ministro da Cultura

Ministro deu início ao seminário do circuito Cultura Gera Futuro.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, veio ao Amapá nesta segunda-feira (2) para participar de extensa agenda de trabalho. Em evento no Sebrae, ele falou que quer “fomentar o audiovisual no Amapá”. Na ocasião, deu início ao seminário do circuito Cultura Gera Futuro, que busca capacitar produtores e gestores para utilizarem os mecanismos de fomento à cultura, por meio do governo federal.

O Amapá foi o primeiro estado do país a receber o seminário. Além disso, o estado está entre os três onde não houve captação cultural via Lei Rouanet, em 2017. A proposta do ministro é capacitar produtores.

“Essa é uma situação que precisamos mudar. Queremos fomentar o audiovisual no Amapá e capacitar os artistas, produtores e gestores. Nossos técnicos estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre projetos no âmbito da lei audiovisual”, disse o ministro.

Ministro participou de evento no Sebrae Amapá Fotos: Márcia do Carmo

O seminário ocorre durante o dia, com equipes do Ministério da Cultura (MinC), que dão orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos de fomento.

“Nós temos profissionais e uma cultura linda. Precisamos de mais conhecimento e mais informações. Se antes isso era um sonho, hoje é realidade. Queremos que esses laços sejam mais fortes e gerem renda”, frisou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Durante a programação, o ministro visitará as instalações do Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD), um espaço gratuito voltado para a produção e difusão de conteúdo audiovisual amapaense e aperfeiçoamento de profissionais que atuam no segmento.

Ao fim do seminário, o ministro Sergio de Sá Leitão e o governador vão assinar a criação da gerência e a nomeação dos profissionais do NPD Equinócio. O espaço é considerado um marco para o segmento audiovisual amapaense.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!