Estado e municípios traçam estratégias de colaboração para a educação

Regime de colaboração foi lançado no início do ano.
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Apresentar resultados, debater e mapear as estratégias de organização das redes estaduais e municipais de educação do Amapá foi a proposta do II Seminário Organização de Redes, Colaborar para Crescer ocorrido no Sebrae na quarta-feira (6).

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do programa Colabora Amapá, junto com parceiros. A programação incluiu bate-papo sobre Finanças para Educação Pública e a importância de manter atualizado o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope)

“Esse regime de colaboração foi lançado no início do ano e agora estamos dando novos passos. Isso se deve à própria legislação que mudou e diz que os estados e municípios têm que ter autonomia financeira e CNPJ próprio”, frisou a secretária de Educação, Goreth Sousa.

Secretária de Educação, Goreth Sousa Foto: Cássia Lima

A proposta do encontro foi debater a nova dinâmica que tem que ser estabelecida e apresentar a importância e o ganho. Além disso, os secretários avaliaram o primeiro semestre já buscando traçar estratégia para os próximos.

A secretária de Educação de Santana, Carmem Marinho, informou que o município sofre de infraestrutura para comportar os mais de 1,4 mil alunos. A principal dificuldade é oferecer espaços em condições ideais para distritos distantes, como o Água Branca.

“Nós temos muita dificuldade em manter a estrutura e realizar manutenção. Estamos afinando as dificuldades e procurando melhorias nesse sentido. Queremos ajuda do Estado para buscar recursos”, pediu.

Secretária de Educação de Santana, Carmem Marinho Foto: Cássia Lima

Para a secretária de Educação de Laranjal do Jari, Tanira Barbosa, o que preocupa no município é a evasão escolar e a estrutura de algumas escolas.

Secretária de Educação de Laranjal do Jari, Tanira Barbosa Foto: Cássia Lima

“Esse é um regime de grande importância para o município porque é o momento que podemos pedir ajuda. Já recebemos uns benefícios e também apresentamos resultados sobre o quantitativo de professores. Mas precisamos dar atenção ao financeiro e a evasão escolar”, falou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!