O jornal do quilombo

Seu Sabá conta que o periódico nasceu quando a canoa do pai foi roubada
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Moradores do Quilombo do Curiaú, em Macapá, há 19 anos são informados dos fatos que acontecem na comunidade por meio do primeiro periódico produzido ali mesmo: o “Jornal do Quilombo”. Ele é feito artesanalmente por um morador da localidade que também escreve livros de poesias, da história do quilombo e crônicas do lugar.
Sebastião Menezes da Silva, de 59 anos, mais conhecido como Sabá, nasceu, e, como ele diz, se criou na comunidade quilombola. Ele é o dono, repórter, editor e diagramador do jornal que é o meio de comunicação mais conhecido do Curiaú.
O jornal, que tem a maior parte das edições impressas em folhas de papel A4 sem imagens ilustrativas, está na sua 125º edição. O material produzido é dividido em cinco editorias: História, Anúncios, Denuncias, Comentários e Ponto De Vista.

Com editorias e primando pelo texto, o Jornal do Quilombo circula no Curiaú há quase 20 anos. Fotos: André Silva

O jornal, conta Sabá, nasceu depois que o pai dele teve a canoa roubada do quintal da casa.
“Ele ficou muito chateado e a gente, pra querer que as pessoas soubessem do roubo, aproveitei o momento e fiz um panfleto e saí distribuindo. Depois eu vi que tinha que ter mais matérias para chamar a atenção das pessoas e elas não só olhassem o folheto e jogassem fora”, lembrou seu Sabá.
O atrativo do Jornal, considera, é a parte das denúncias. Ele disse que para chamar a atenção dos leitores é preciso que o periódico entre em assuntos que incomodam os moradores e não é divulgado na mídia tradicional.

Produções literárias…

… sobre a comunidade também foram escritas por seu Sabá

Um dos exemplos mais recentes e que vai sair na próxima edição, é a questão das carretas que passam carregadas de soja, vindas de municípios que margeiam a Rodovia AP 070. Segundo o escritor, o asfalto da rodovia que corta o quilombo, não vai suportar o trânsito provocado pelo vai e vem dos caminhões.
“Desde cedo até altas horas da noite, essas carretas passam por aqui carregadas de soja e isso não é legal para nós. Além de que a estrada não é preparada para receber esse fluxo de carro. Algumas carretas passam aqui que de tão alta arrebentam os fios das casas. Várias casas tiveram prejuízo e nunca foram ressarcidos”, disse o editor.

Jornal tem falado sobre o problema causado no asfalto com a passagem dos caminhões de soja pela comunidade

Além de jornal, Sebastião Menezes já produziu livros que contam as historias das pessoas que passaram a infância no quilombo. Além de contar a história do próprio lugar, como seu nascimento que perpassa pela história da primeira família a habitar o local e das brincadeiras das crianças da época.
Seu Sebastião é agricultor e vive da roça que planta. Ele disse que o jornal não dá lucro porque ele faz questão de que os exemplares sejam distribuídos de graça para a comunidade.
O jornal tem um único patrocinador. Todo valor arrecadado é destinado à produção do periódico.
Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!