Amapá investiga 8 mortes por gripe

As mortes foram registradas em Laranjal do Jari, no sul do Estado. Cinco eram crianças
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Oito mortes em decorrência de complicações por gripe estão sendo investigadas pela Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) no município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá. Como os casos ainda estão em análise no Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), ainda não há confirmação se são mortes provocadas por H1N1 ou outro tipo de vírus.

Por enquanto, a única confirmação é de que os pacientes estavam com problemas respiratórios graves em decorrência de estado gripal. Técnicos do governo trabalham com a hipótese de os casos terem sido provocados por mutações no vírus “influenza”.

Dos oito casos, cinco eram crianças e três adultos, diagnosticados inicialmente com “síndrome respiratória aguda grave”. O Laboratório Central do governo (Lacen) também analisa material coletado dos pacientes. O laudo deve ficar pronto em/15 dias.

As mortes ocorreram no momento em que o Estado é um dos campeões nacionais da cobertura vacinal do influenza, com alcance de 90% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

A cidade de Laranjal do Jari, que fica a 265 km de Macapá, está em estado de alerta para endemias por causa dos alagamentos provocados pelo rio Jari. 

Cidade vive situação complicada com cheia do Rio Jari. Foto: Dalton Pacheco

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!