Com foco no empreendedorismo, associação de química faz workshop em Macapá

Evento contará com a presença de palestrantes locais, nacionais e internacionais.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTONIO P. COSTA

A semana do Químico 2019 e o IV Workshop da Rede Bionorte será promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) da regional Amapá, com o tema “Ciência e Empreendedorismo na Amazônia”, entre os dias 17 e 19 de junho. O objetivo é despertar entre os acadêmicos de química, biologia, farmácia e profissionais da área, as potencialidades de negócios e empreendedorismo no Amapá.

O evento também é parte da comemoração do Dia Nacional dos Químicos (sancionado pela Lei nº 2.800/1956), e contará com a presença de palestrantes locais, nacionais e internacionais, como a pesquisadora Dra. Brenda Sanchéz, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e a Professora Dra. Patrícia Albuquerque da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Coordenadora Geral do Programa de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia – PPG-BIONORTE.

O professor. Dr. Cleydson Breno da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e presidente regional da ABQ-AP é um dos organizadores do evento e coordenador do Polo Amapá da Rede Bionorte. Ele fala da programação no estado.

“Nós teremos palestras, minicursos, exposições e apresentações voltadas para a experiência de pessoas no ramo químico e áreas afins, que já iniciaram seus negócios em busca do sucesso. Queremos quebrar o paradigma de que apenas grandes indústrias podem ter iniciativas no ramo, e iremos trazer exemplos inovadores disso”, falou o professor.

O setor de cosméticos, produção de cerveja artesanal, produtos de limpezas como sabão e insumos farmacêuticos são alguns exemplos das possibilidades e potencialidades que podem ser despertadas no estado.

O Professor Dr. Williams Macedo, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA-Campus Capanema), é veterano em química na região, e está no Amapá auxiliando na realização do evento e participará ministrando o minicurso na área de Planejamento de Fármacos.

“Neste evento elencamos os minicursos baseados na confecção de licor, de sabão, de cosméticos e também na produção de medicamentos. Os acadêmicos que ingressam no curso de química ou áreas afins querem produzir produtos inovadores com foco no empreendedorismo, mas, se eles não tiverem contato com esse mundo, eles acabarão engavetando os seus diplomas. Essa é a importância do evento”, destacou.

A Semana do Químico 2019 e IV Workshop da Rede Bionorte será realizado nas dependências da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), e as inscrições vão custar de R$ 20 a R$ 50, podendo ser realizadas através do site www.abq-ap.org.br ou http://abq-ap.org.br/semanadoquimico/ .

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!