PF abre inquérito e diz que investigações sobre morte de cacique continuam

No último sábado, a Polícia Federal recebeu denúncia de uma suposta invasão à Terra Indígena Waiãpi, na região de Pedra Branca do Amapari, a 190 km de Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A Polícia Federal (PF) confirmou que as diligências feitas nas Terras Waiãpi do Amapá não encontraram nenhum vestígio da presença de invasores, como apontava a informação que denunciou a morte do cacique Emyra Waiãpi, que era líder da aldeia Mariry.

O local, de difícil acesso, fica na Região do município de Pedra Branca do Amapari, que faz parte do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no oeste amapaense.

Diligências ocorreram pela terra…

… e por rios da região. Fotos: Divulgação/PF

No último sábado (27), surgiu a notícia de uma suposta invasão à Terra Waiãpi, com relatos de que cerca de 50 homens fortemente armados, que seriam garimpeiros. Eles teriam assassinado o líder da aldeia.

Nesta terça-feira (30), a PF emitiu nota afirmando que não encontrou indícios que comprovassem as informações da denúncia. Segundo a polícia, as diligências foram guiadas pelo índio Aikyry, filho do indígena morto.

Polícias Federal e militar foi até o local no sábado (27) e ficou até domingo (28)

“Policiais federais percorreram uma grande área, realizando vistoria em conjunto com os policiais da COE/PM/AP [Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amapá], que são referência no estado em rastreamento e combate em áreas de mata, e nada foi encontrado”, diz a nota da PF.

Policiais conversaram com lideranças para tentar esclarecer a morte do cacique Emyra Waiãpi

Contudo, a Polícia federal abriu inquérito e disse que as investigações continuam em andamento, para apurar as circunstâncias da morte do líder Emyra Waiãpi e da suposta invasão da reserva indígena.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!