Estado oferta vacina contra pneumonia

A vacinação tem como alvo crianças maiores que 5 anos, idosos e pacientes portadores de HIV/Aids ou doenças oncológicas.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O Amapá iniciou a imunização contra pneumonia voltada para pacientes com doenças e casos considerados especiais, entre os quais estão crianças maiores que 5 anos, idosos e portadores de HIV/Aids ou doenças oncológicas.

A vacina “Pneumocócica 13 Valente” está disponível, gratuitamente, na rede estadual pública desde a última segunda-feira (14).

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) disponibilizou um total de 300 doses da vacina, que podem ser encontradas no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), que fica localizado na rua Jovino Dinoá, 1251, no Centro de Macapá.

Estado tem 300 doses disponíveis e aguarda o MS enviar outras 600. Fotos: Ascom/GEA

Segundo a SVS o público alvo é o que tem maior risco de contrair a pneumonia. Todas as pessoas enquadradas nessa condição de risco serão primeiramente avaliadas por um médico. O órgão também informou que aguarda o envio de outras 600 doses da Pneumo 13 pelo Ministério da Saúde.

O Crie

O Crie oferta vacinas específicas a pessoas que não podem tomar as vacinas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde.

No Crie estão, por exemplo, as vacinas para crianças portadoras de alergia, intolerantes a lactose, pacientes atendidos na Nefrologia, portadores de HIV/Aids, transplantadas de medula óssea, pessoas com problemas sanguíneos, transplantados com problemas no fígado, nos rins, coração, etc.

Para atendimento é necessário encaminhamento médico da rede estadual de saúde. O Crie funciona no mesmo prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Jovino Dinoá, 1251, Centro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!