Poucos pais levam os filhos aos postos no Dia D contra o sarampo

Campanha ocorre em todos os municípios do Amapá, na capital Macapá e nos 15 interiores.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Neste sábado (19) está acontecendo o dia D da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que visa imunizar crianças entre seis meses e menores que cinco anos.

Em Macapá, nas primeiras horas da manhã, a procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) da zona sul da cidade ainda era tímida.

Nas primeiras horas da manhã, poucos pais haviam levado os filhos para vacinar. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Por volta de 8h30 na UBS Lélio Silva, no bairro Buritizal, não tinha ninguém aguardando para ser atendido. Quem aproveitou foi o professor Marcos Paulo, de 42 anos, que evitou tumultos e filas e conseguiu vacinar as filhas Izabelly Maciel, de 1 ano e 8 meses, e Izabel Júlia, de 3 anos.

“Fiquei surpreso em ver que a procura está bem baixa. É uma vacina muito importante já que já teve um caso registrado no Amapá. Com isso pensei que a procura ia ser maior porque as crianças precisam dessa imunização, eu vim logo para atualizar, espero que outros pais também venham e consigam vacinar seus filhos com tranquilidade, eles precisam”, comentou o professor.

Professor Marcos Paulo conseguiu vacinar as filhas…

Já na UBS do bairro Congós, o movimento era um pouco maior. A jovem mãe Cléia Farias levou a pequena Ísis de Almeida de apenas 6 meses de vida para tomar sua primeira dose da vacina.

“Mesmo vendo minha filha chorar com a vacina me vem um alívio por saber que é pro bem dela. Não quero que corra riscos por irresponsabilidade minha de não procurar o médico, por isso cheguei cedo, ainda bem que não enfrentei fila. Agora é continuar seguindo a orientação e fazendo o acompanhamento médico”, assegurou Cléia.

Cléia Farias levou a pequena Ísis de Almeida de apenas 6 meses de vida para tomar sua primeira dose

A diretora da USB Congós, Consolata Almeida, diz que a expectativa é de que 400 a 500 crianças sejam vacinadas até o final do dia na casa de saúde.

“Estamos fazendo o acolhimento dessas crianças. Aqui estamos distribuindo balões e deixando elas alegres para que estejam tranquilas na hora da vacinação. Estaremos esperando nossa comunidade até o fim do dia”, ponderou a diretora.

Consolata Almeida, diz que a expectativa é de que 400 a 500 crianças sejam vacinadas até o final do dia

A vacinação ocorre até às 17h.

Campanha

Nesse sábado (19), todas as unidades básicas de saúde dos 16 municípios estão disponibilizando a vacina tríplice viral, única forma de prevenção contra o sarampo. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) abasteceu o estado para a campanha, distribuindo 76.865 doses às secretarias de Saúde municipais.

SVS abasteceu todos os municípios do Amapá

Casos

Esta semana, foi confirmado, após devolutiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o primeiro caso de sarampo no Amapá, depois de mais de 20 anos. O paciente recebeu tratamento e está fora de perigo.

Todas as medidas de controle que o caso recomenda também foram tomadas: bloqueio vacinal para quem não tem vacina e acompanhamento de possíveis casos secundários na família e arredores do paciente.

A vacina tríplice viral é única forma de prevenção contra o sarampo

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos três meses, 1.680 casos confirmados de sarampo, sendo que 99% dos casos estão em São Paulo.

O estado vizinho Pará não tem caso confirmado desde o mês de maio. Até o momento, há registro de 53 casos da doença, especialmente no oeste do Estado, onde foi realizada campanha de vacinação de 10 de junho a 12 de julho, destinada aos jovens de 15 a 29 anos.

Cronograma

O cronograma estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização divide a campanha em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, a vacinação será ofertada a crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Dia D de mobilização dessa etapa será em 19 de outubro.

No fim da manhã a movimentação já era um pouco maior na UBS Congós

A segunda etapa da campanha será do dia 18 a 30 de novembro. Nesse período, a imunização é garantida a pessoas de 20 a 29 anos de idade. O Dia D de vacinação para esse público será em 30 de novembro.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!