Waldez entrega ao Papa declaração de compromissos para a sustentabilidade da Amazônia

Governador do Amapá falou ao Papa dos compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

No último compromisso da 1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia, realizada esta semana na cidade-estado do Vaticano, na Itália, coube ao governador do Amapá, Waldez Góes, entregar em mãos ao Papa Francisco o documento que resume o pacto da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável da região com ações para os próximos 10 anos.

A entrega da Declaração da Pan-Amazônia ocorreu nesta quarta-feira (30), durante a Homilia Papal. Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Waldez Góes, estava acompanhado do governador do Pará, Hélder Barbalho.

De acordo com Waldez, uma nova realidade da Amazônia em relação à comunidade internacional se estabelece após a 1ª Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia.

Além da Declaração da Pan-Amazônia, Waldez também entregou ao Papa duas lembranças do povo amapaense. Foto: Ascom/GEA

“A mobilização internacional, nacional e regional vai provocar uma maior aproximação entre todos os atores. Nós assumimos o compromisso das manifestações do Sínodo, com a percepção do diagnóstico feito pela igreja católica, e reiteramos, da parte dos governos subnacionais, esse compromisso, que passa pelo desenvolvimento sustentável, desmatamento zero, responsabilidade com os povos tradicionais, indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, assim como os mais urbanizados, que enfrentam sérios problemas com saneamento básico”, ressaltou Góes.

Além da Declaração da Pan-Amazônia, ele também entregou ao Papa duas lembranças do povo amapaense, obras do artista Wagner Ribeiro, que representam o respeito à população afrodescendente e à maior manifestação cultural do Amapá, o marabaixo, e, ainda, ao legado da civilização Maraca Cunani.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!