Com mais de 300 jovens com HIV em 1 ano, AP busca estratégias de prevenção

Em uma década, mais de 800 jovens e adolescentes no estado passaram a conviver com o HIV
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Conter o avanço dos casos de HIV/Aids no Amapá na população jovem, é o que pretende a Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SVS), através da pactuação com entes públicos na próxima semana, em seminário.

Somente entre os anos de 2018 e 2019, segundo a Vigilância em Saúde, foram mais de 300 casos confirmados no Amapá de pessoas que passaram a conviver com o HIV. A faixa etária desses infectados é entre 10 e 29 anos. Os dados são da SVS e do Ministério da Saúde.

Campanhas de prevenção devem ser intensificadas, segundo o Estado. Foto: arquivo SN

A SVS informou ainda sobre o quantitativo de casos  confirmados na última década. No período, entre 2009 e 2019, foram cerca de 460 casos (36% do total de infectados) de pessoas do público adolescente e jovem que passaram a conviver com a Aids, e aproximadamente 850 pessoas com HIV (51% dos casos).

“A SVS está propondo o seminário no sentido de mobilizar os atores envolvidos: educação, saúde, movimento social, justiça, imprensa. Para apresentar os dados referente aos últimos 10 anos de epidemia no estado, onde a gente observa algumas tendências, como o crescimento da epidemia entre a população jovem”, explicou Pantoja o enfermeiro Vencelau Pantoja, da SVS.

Seminário

O evento inicia na segunda-feira (2),  a partir das 8h e será realizado no auditório da SVS, em Macapá, localizada no bairro do Buritizal, na zona sul da capital.

A atividade é voltada para representantes de movimentos sociais, profissionais de saúde, educadores, entidades governamentais, atores sociais envolvidos no enfrentamento da Aids e imprensa.

informação aos jovens é “arma” ao alcance, segundo a SVS. Foto: Márcio Pinheiro//Secom

Dentro da programação serão apresentados dados epidemiológicos de HIV/Aids no Brasil e no Amapá referentes aos últimos 10 anos. Além disso, os participantes receberão informações sobre as políticas de enfrentamento, rede de cuidados, estratégias de atendimento e prevenção.

As vagas para o seminário são limitadas para os 100 primeiros inscritos. A inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp +55 96 98118-0066.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!