Luz para Todos é retomado após 6 anos no Amapá

Primeira etapa da retomada do projeto deverá levar energia elétrica a 11,7 mil famílias em todo o Estado
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Uma cerimônia nesta sexta-feira (17), na comunidade do Ariri, a 37 km de Macapá, marcou a entrega das primeiras 1 mil ligações da terceira etapa do programa “Luz para Todos” no Amapá.

O evento contou com a participação presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM), acompanhado do governador do estado, Waldez Góes (PDT), do prefeito de Macapá, Clécio Luis (REDE), dos deputados federais Luiz Carlos (PSDB) e André Abdon (PP), e do diretor-presidente da Eletronorte, Roberto Parucker.

A entrega da rede de distribuição garantirá energia 24 horas à comunidade e também aos garimpos do Lourenço e Carnot, no município de Calçoene.

Senador Davi Alcolumbre participou da cerimônia de relançamento do projeto no AP. Fotos: divulgação

Desde quando as obras do programa foram paralisadas, em 2014, após duas etapas terem sido concluídas, o senador Davi busca no Ministério de Minas e Energia a retomada do projeto, executado no Estado por Eletronorte, Eletrobrás e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Entre os anos de 2018 e 2019, o governo federal firmou termos de compromisso com o Estado do Amapá e a CEA, com a interveniência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para execução das obras desta terceira fase.

As primeiras 1 mil ligações foram feitas nesta sexta-feira (17)

Cerca de 11,7 mil famílias serão atendidas na primeira etapa da retomada com 6.456 ligações. Somente no Ariri, 187 novas ligações à rede de energia elétrica já foram feitas: 60 antes da travessia e 127 após a travessia do Rio. Ainda resta realizar a implantação dos medidores.

“Este dia não será esquecido, porque, por muito tempo, grande parte do nosso povo não teve acesso a este serviço tão essencial. O desafio é grande, pois temos muitos locais de difícil acesso, mas para os moradores dos rincões do meu Amapá que há anos sofrem com as falhas no fornecimento da luz, esse momento simboliza a transformação de mais um sonho em realidade. Juntos, estamos proporcionando mais energia e tudo o que ela traz consigo: mais desenvolvimento, mais educação, mais saúde e mais qualidade de vida”, destacou Davi.

Investimentos

Com investimento total de R$ 172,6 milhões, sendo R$ 8,2 milhões de contrapartida da Eletronorte, outros 12 municípios do Amapá, entre eles, Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Pracuúba, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Itubau do Piriri, Cutia do Araguari e Amapá, também serão atendidos pela Eletrobrás, a partir da conexão da rede com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!