Amapá confirma seis casos suspeitos do Covid-19

Dorinaldo Malafaia (SVS) informou que dos seis casos, quatro foram notificados no fim de semana pela prefeitura de Macapá
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafia, confirmou na tarde desta segunda-feira (16) que estão sendo acompanhados seis casos suspeitos de contaminação pelo Covid-19, o novo coronavírus. Por enquanto, nenhum dos pacientes é grave.

Entraram nas estatísticas da SVS, encarregada de alimentar o banco de dados do Ministério da Saúde, os quatro casos do fim de semana divulgados pela prefeitura de Macapá. Em todos os casos os pacientes estão sob quarentena domiciliar, e os exames que atestarão ou não a doença deverão ficar prontos nos próximos dias. 

No domingo (15), um encontro no Palácio do Setentrião reuniu os comitês estadual e municipal de combate à doença, e um protocolo de notificações foi definido para evitar divergências de dados.

“Fizemos o alinhamento com a prefeitura, explicamos a metodologia para entender como funciona o fluxo (das notificações)”, comentou o superintendente.

“Na nossa autonomia vai da coleta do material para exames ao envio para o Ministério da Saúde, que recebe em gelo seco e só nessa segunda (16) encaminhou para os laboratórios”, acrescentou.

Lacen poderá ser credenciado para realizar os exames. Foto: André Silva/Arquivo SN

Lacen

Dorinaldo Malafaia revelou que o Amapá tentará credenciar o Laboratório Central do Estado (Lacen) para que faça os exames de casos do Amapá. Atualmente, apenas o Evandro Chagas (PA) e a Fiocruz (RJ) recebem os exames.

“Mandamos um técnico nosso para ser treinado em Belém, e uma empresa de São Paulo já se prontificou a vir ao Amapá para dar manutenção em nossos equipamentos no Lacen”, informou o superintendente.

Para assumir os exames, o Lacen também precisará dos kits do Ministério da Saúde. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!