SVS inicia fiscalização para evitar aglomerações em supermercados

Agentes começaram a percorrer estabelecimentos para averiguar cumprimento de nota técnica de prevenção
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Após uma série de denúncias e cobranças por parte da população, uma força-tarefa iniciou em Macapá nesta quarta-feira (15) as fiscalizações das medidas adotadas por supermercados e atacadistas para evitar a aglomeração de pessoas dentro e fora dos estabelecimentos.

A iniciativa é da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp) para fazer a segurança nas ações.

Agentes da SVS…

 

… começam a percorrer estabelecimentos. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Segundo Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância e Saúde do Amapá, uma nota técnica que determina uma série de procedimentos preventivos a serem adotados foi enviada aos donos dos estabelecimentos.

“A partir de agora a fiscalização vai acompanhar o que estabelece a nota técnica, por exemplo, o distanciamento de pessoas na entrada dos estabelecimentos, diminuição na frequência de familiares, cumprimento de utilização dos EPI’s para os trabalhadores, na verdade é uma série de medidas, mas principalmente é evitar internamente a aglomeração de pessoas”, comentou Malafaia.

Superintendente Dorinaldo Malafaia (SVS): nota técnica foi entregue a estabelecimentos

Clientes

Dona Marlene Lobato, de 50 anos, foi às compras em um atacadista na Rodovia JK. Com luvas, máscara e touca ela passou por procedimentos antes de entrar no estabelecimento e comentou sobre as medidas de fiscalização.

“A prevenção vem acima de tudo, aqui vivia aglomerado. Agora espero que mude, muitas pessoas querem vir com toda família mas é preciso respeitar algo tão sério que está acontecendo em todo o mundo. Era pra ter sido feito antes pois Macapá não estaria do jeito que está. Espero que não seja só hoje é que dure por um bom tempo até nos livramos dessa pandemia”, opinou.

Marlene Lobato: prevenção acima de tudo

Um outro cliente queria entrar no estabelecimento sem máscara, mas foi impedido. Ele ficou chateado, e precisou retornar para sua casa sem as compras.

Sanção

O não cumprimento das medidas podem acarretar no fechamento do estabelecimento. Inicialmente a ação envolve 45 agentes da SVS que se revezarão na fiscalizações na zona norte e sul de Macapá. A medida deve ser levada para outros municípios onde forem registrados casos de aglomerações.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!