Final do Amapazão será primeiro jogo com torcida no Brasil desde a pandemia

Último jogo ocorre nesta quinta-feira, 1º de outubro, no estádio Zerão, zona sul de Macapá. Jogo reúne Ypiranga e Santana Clube.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Prefeitura Municipal de Macapá atendeu, parcialmente, ao pedido da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e liberou a presença de 300 torcedores no Estádio Milton Corrêa de Souza, o Zerão, para acompanharem a segunda e decisiva partida da final do campeonato amapaense de futebol 2020, o Amapazão, entre Ypiranga e Santana.

Prefeitura Municipal de Macapá atendeu, parcialmente, ao pedido da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e liberou a presença de 300 torcedores. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

A bola vai rolar nesta próxima quinta-feira (1º), a partir das 20h30 no Zerão, com transmissão ao vivo da TV FAF pelo aplicativo MyCujoo.

A informação foi confirmada pela PMM e pela Assessoria de Imprensa da FAF, que também informou que os clubes receberão os ingressos e eles mesmos farão a comercialização. Além disso, a federação ficará responsável pela a higienização, aferição de temperatura e distanciamento nas arquibancadas.

A liberação da PMM fala em um torcedor a cada 4 metros quadrados, com distanciamento de 1,5 metro de um para o outro, por isso a liberação de 300 e não 400 torcedores como FAF havia solicitado. Na prática, esse número é inferior a 10% da capacidade do Zerão, que é de 3800 torcedores.

Arbitragem

A arbitragem central ficará por conta do nome Fifa da arbitragem amapaense, o juiz Valdicleuson Silva, que contará com o 1º assistente Salmon Silva e com 2º assistente Roberto Soares. O 4º árbitro será Samuel dos Santos e o quinto árbitro Enoque Pacheco.

Quem vai ficar com a taça?

Quem pensa que a epidemia tirou a expectativa dos times para a grande final está completamente enganado. Os presidentes da Ypiranga, o Clube da Torre, e do Santana, o Canarinho Milionário, literalmente, colocaram a mão na taça.

Aristeu Valente, presidente do Santana e José Barros da Silva, presidente do Ypiranga

O Ypiranga, que venceu o primeiro jogo pelo placar de 2 a 1, joga com a vantagem do empate, mas o presidente do clube adverte:

“Temos que jogar. O time do Santana é um bom time, se não fosse não, estaria na final. Então temos que ter atenção, a equipe está se preparando e vamos torcer para que dê tudo certo”, declarou Barros.

O Ypiranga, maior campeão amapaense, se vencer, ganhará a competição pela 9ª vez.

Ypiranga saiu na frente no confronto com o Santana, vencendo o primeiro jogo por 2 a 1. Fotos: Rosivaldo Nascimento

Do lado do Santana resta correr atrás do prejuízo. Apesar de ter feito uma campanha consistente e ser apontado pelos analistas e a maioria do público como favorito, o Canarinho Milionário foi derrotado no primeiro jogo da final.

“O futebol não tem lógica. Nós vamos pro jogo, assim como o Ypiranga vai, o primeiro jogo já passou, agora é uma outra partida, uma outra história, vamos brigar para ganhar, assim como Ypiranga também. O time está lá em Santana, treinando agora”, afirmou Aristeu Valente, Presidente do Santana Esporte Clube.

O Santana foi campeão amapaense pela última vez em 1985, há 35 anos. Em 2010, o Canarinho foi vice-campeão.

Foto de Capa: Rosivaldo Nascimento

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!