Número de abstenções pode aumentar no 2º turno e preocupa TRE

Compartilhamentos

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) homologou nesta quinta-feira, 09, em sessão ordinária, o resultado do primeiro turno das Eleições Gerais 2014. A aprovação foi unânime e não houve nenhuma impugnação de candidato. Um total de 407.846 eleitores (89,56%) votaram nesse primeiro turno no Amapá. O que chamou atenção foi o número de pessoas que não votaram nesse pleito, 47.522 abstenções, cerca de 10,44% do eleitorado.

Raimundo Vales diz que o número de abstenções é preocupante

Raimundo Vales diz que o número de abstenções é preocupante

De acordo com o relatório do TRE, 51 urnas foram substituídas de um total de 1.461 seções eleitorais. Foram 6.861 votos em branco (1,50%) e 7.704 (1,70%) pessoas anularam o voto. O Amapá foi o 15° estado brasileiro a concluir a apuração dos votos. “A eleição está validada. As coligações podem fazer representação quanto à mudança de candidatos, assim como o Ministério Público. Essas ações vão acontecer até a diplomação dos eleitos em dezembro”, explicou o presidente do TRE-AP, desembargador Raimundo Vales.

Segundo o desembargador, o número de abstenções registrado pelo TRE é preocupante e tende a aumentar. “É um número muito grande e preocupante. Esses eleitores existem e fizeram o recadastramento biométrico. Temos que saber o motivo de não comparecerem para votar. Tradicionalmente o segundo turno aumenta o número de abstenções”, frisou Vales.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!