Oficialmente: Festejos de São Tiago começam nesta quinta-feira, 16

Compartilhamentos

Começam oficialmente nesta quinta-feira, 16, as festividades em louvor a São Tiago, quando a imagem do santo retorna de Macapá para Mazagão. A partir daí, serão realizadas novenas e bailes em várias comunidades entre Mazagão e Mazagão Velho. Os festejos se estendem até o dia 28 de julho.

Para assegurar a realização da festa, um convênio no valor de R$ 450 mil está sendo firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e prefeitura de Mazagão. O dinheiro vai servir para pagar partes dos custos do evento religioso. Os organizadores realizam os últimos retoques e preparativos para a tradicional festa que é celebrada há 238 anos na Vila de Mazagão Velho, a 70 quilômetros da capital Macapá.

A imagem do santo peregrinou por vários orgãos oficiais em Macapá

A imagem do santo peregrinou por vários órgãos oficiais em Macapá, entre eles o Palácio do Setentrião. Fotos: Agência Amapá

O Instituto Desenvolvimento Educacional e Cultural (IDESC) foi escolhido pela prefeitura de Mazagão para receber o repasse do governo do Estado. O recurso de R$ 450 mil será destinado para o pagamento das bandas regionais, estrutura, ornamentação e os artistas que farão apresentações nos dias da festividade.

A vila de Mazagão Velho recebeu um cuidado diferenciado, principalmente na limpeza das vias e nos pontos históricos, como a Igreja de São Tiago e o acesso às ruínas da antiga igreja da comunidade. Na orla, trapiches e quiosques estão sendo reformados para receber os visitantes.

“As equipes estão trabalhando noite e dia. A parte de ornamentação está quase pronta e alguns reparos estão sendo realizados em lugares estratégicos, como nos balneários”, informou o secretário de Cultura do município de Mazagão, Ademias Baía.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!