Polêmica: Presidente da OAB-AP é acusado de emitir carteiras irregularmente

Compartilhamentos

O Conselho Seccional da OAB vai se reunir na noite desta terça-feira, 4, para analisar as denúncias de que o atual presidente da entidade, Paulo Campelo, teria autorizado a emissão de Carteiras da Ordem de forma irregular. Os documentos deveriam que ter passado pela análise do conselho, mas alguns teriam sido emitidos até sem o pagamento de taxas.

As 24 Carteiras da Ordem tiveram a validade suspensa por determinação do conselho. Elas teriam sido expedidas em julho, durante o recesso da entidade.

“Só o conselho tem competência para analisar o processo e deferir a inscrição na OAB. Foi uma enxurrada de carteiras que não foram referendadas pelo conselho”, disparou o secretário geral da OAB, Davi Silva.

Silva diz que a alegação de que a emissão extraordinária procurou contornar a falta de quórum nas reuniões do conselho não é verdadeira. O conselho estaria se reunindo pelo menos uma vez por mês, sendo que a última reunião foi realizada em junho, e depois houve o recesso no mês seguinte, quando houve as emissões.

As denúncias surgem num momento em que a entidade vive um clima de eleição. Campelo quer disputar a reeleição, mas o episódio das carteiras lhe rendeu um pedido de afastamento no Conselho Federal solicitado por outros membros da diretoria. O presidente da OAB do Amapá disse que só irá se manifestar nos próximos dias por meio de nota.

A reunião de hoje não o afastará das funções porque o conselho local não tem prerrogativa para isso, mas na pauta existe um pedido de providências que deve resultar na criação de uma comissão para apurar as denúncias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!