Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Os conselhos tutelares de Macapá e Santana irão distribuir em escolas públicas cartilhas educativas de prevenção e combate às drogas. As cartilhas já foram confeccionadas e serão enviadas nos próximos dias ao Amapá.

As cartilhas têm um tema: “Drogas, vamos eliminar esse barato”. O material foi produzido pela equipe do deputado federal Vinícius Gurgel (PR). Em linguagem acessível e com muitas ilustrações, a cartilha orienta e ensina sobre os efeitos nocivos das drogas lícitas e ilícitas.

A droga é capaz de alterar o funcionamento do corpo, dos sentidos e que podem causar dependência física e psíquica. Ela também modifica as percepções sobre os sentimentos e o ambiente em que se vive. Além disso, muda as relações do usuário com a família, amigos e na escola.

O mais preocupante é que o primeiro contato com as drogas acontece normalmente na adolescência, e as vezes até no ambiente escolar.

“A curiosidade é o primeiro passo para a entrada no mundo das drogas. A fase de descobertas torna os jovens mais vulneráveis ao assédio dos narcóticos,” alerta o deputado.

 “É preciso mobilizar a juventude, educadores, pais e o poder público para disseminar informações a respeito dos males das drogas para que possamos vencer esta batalha”, disse.

Caberá aos conselhos tutelares definiram quais escolas deverão ter prioridade na distribuição das cartilhas. 

Compartilhamentos