ONG inicia cirurgias em crianças com má formação

Mutirão ocorre no Hospital São Camilo, e é desenvolvido pela ong GSF
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Voluntários da organização não governamental Internacional Global Smile Foundation (GSF) iniciaram nesta segunda-feira, 10, no Hospital São Camilo, o mutirão de cirurgias gratuitas em 18 crianças e adolescentes portadoras de fissura de lábio e palato. Macapá é a primeira capital do Brasil a ser contemplada pelo projeto.

“Isso vai mudar muito a vida dele. Hoje ele não tem noção, mas já vai sentir a diferença não só pela estética, mas pelo dia a dia. Não vou precisar mais responder porque ele é assim, que doença ele tem. Ele sofre preconceito por isso”, disse a dona de casa Daíres Ferreira Gomes, mãe do pequeno Anthony, de um ano e nove meses (foto de capa).

Daíres é paraense, mas mora no município de Amapá. Ela conheceu a ONG por meio das redes sociais e procurou ajuda. Recebeu auxilio da Faculdade IMMES e hoje acompanhou o filho na cirurgia. Todas as cirurgias acontecem no Hospital São Camilo até o dia 12 de outubro, Dia das Crianças.

Apesar de ser considerado procedimento de média complexidade, cirurgia é complicada. Fotos: Cássia Lima

Apesar de ser considerado procedimento de média complexidade, cirurgia é complicada. Fotos: Cássia Lima

Os voluntários da ONG receberam apoio de profissionais do Amapá. O objetivo da parceria é desenvolver ações de cirurgias reparadoras e tratamento reabilitador para esses pacientes portadores dessa grave deformidade facial

A cirurgia já existe na rede pública de saúde, mas apenas um médico, o cirurgião Alexandre Lourinho, toma conta da demanda que chega a ter 10 novos pacientes por semana. Apesar de a cirurgia ser de média complexidade, o procedimento é complicado.

Médico Alexandre Lourinho: 10 pacientes por semana. Fotos: Cássia Lima

Médico Alexandre Lourinho: 10 pacientes por semana. Fotos: Cássia Lima

“Temos que evitar o máximo possível de sangramento e como são crianças, o cuidado é maior. Por isso damos uma anestesia geral e local para que a criança não sinta dor naquela região. Em média, o processo todo dura uma hora”, explicou o cirurgião.

A fissura de lábio ou palato é uma má formação que tem origem na consanguinidade, ou seja, filhos nascidos entre parentes muito próximos. Como no interior essa cultura ainda predomina, muitos dos pacientes são de municípios distantes da capital.

Missão da Global Smile Fountation

A fundação Global Smile foi criada em 2008 em Massachusetts (EUA), sem fins lucrativos. Os membros fundadores são voluntários dedicados que estiveram envolvidos ativamente com programas de alcance global nos últimos 28 anos em países da América Latina, África, Oriente Médio e subcontinente indiano.

Crianças recebem anestesia geral

Crianças recebem anestesia geral

O Amapá é o primeiro Estado do Brasil visitado pela ONG. Em Macapá, assim como em outras cidades do mundo, eles reconheceram a necessidade de não apenas oferecer procedimentos cirúrgicos e odontológicos, mas também a carência da implementação de assistência integral juntamente com programas educacionais e preventivos. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!