Santana: 100 mil habitantes, acidentes e apenas 2 semáforos

Segundo município mais populoso do Amapá tem sinalização de trânsito que não acompanha crescimento populacional e da frota de veículos
Compartilhamentos

FERNANDO SANTOS

No fim da tarde de segunda-feira, 21, mais um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Avenida Estélio de Oliveira com Rua Salvador Diniz, no Bairro Nova Brasília em Santana. O local é um dos muitos ainda sem semáforo, na segunda cidade mais populosa do Amapá.

Neste caso, o condutor da motocicleta perdeu o controle e caiu. Ele teve escoriações pelo corpo e foi levado ao Hospital de Emergência de Santana. A vítima não corre risco de morrer, mas só em novembro foram registrados dois acidentes com vítimas fatais em cruzamentos.  

4a4cec82-80d2-48e3-a84b-5c1e9a15f5e3

Acidente ocorreu em local que não há semáforo. Fotos: Frances Corrêa

Com quase 3 décadas de existência, Santana possui apenas 2 equipamentos semafóricos. Um deles está instalado na Rua Ubaldo Figueira com Avenida Princesa Izabel, região central, e o outro na Avenida Maria Colares esquina com Rua Salvador Diniz, também no centro.

O problema é que na época em que os semáforos foram instalados, a cidade ainda era considerada pequena no que diz respeito ao número de habitantes. Com o crescimento populacional, e consequentemente da frota de veículos, o trânsito ficou ruim.

Trecho perigoso para atravessar no cruzamento da Cláudio Lúcio com Pastor Souzinha

Trecho perigoso para atravessar no cruzamento da Cláudio Lúcio com Pastor Souzinha

Profissionais que trabalham no trânsito acreditam que é necessário ter mais investimentos no sistema de tráfego da cidade.

“No meu ponto de vista, acredito que seja necessário a instalação de outros semáforos na cidade, mas só um estudo profundo pode garantir a exatidão dessa informação”, informou o tenente Francisco Alves Neto, do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).

991f8089-a5a9-479f-8255-613889ac5fae

População acredita que é necessário maior número de semáforos no município

Policial experiente em ocorrências de trânsito, o tenente diz ainda que é necessário com urgência a instalação de um semáforo no trecho da Rua Cláudio Lúcio Monteiro com Pastor Souzinha, entrada do Bairro Vila Amazonas.⁠⁠⁠⁠

“Esse trecho é perigoso. Precisa ser colocado urgente um semáforo neste local”, ressaltou o oficial.

647f82d3-4c33-400b-a94f-4b99996ca42c

Crescimento populacional do município não foi acompanhado de mudanças no trânsito

Para uma população de mais de 100 mil habitantes, o condutor Josielson Oliveira também acredita ser insuficiente apenas 2 semáforos.

“Muito complicado. Principalmente em horário de pico. Aqui na Valter Lopes da Cruz com Salvador Diniz, também precisa de semáforo”, disse o motorista.

c21101d8-63e6-49d4-a263-357655c831ee

Josielson Oliveira: trânsito ruim nos horários de pico

No trecho em que Josielson Oliveira citou,  há registros de acidente com vítima fatal.

Imprudência

A imprudência também tem provocado graves acidentes em Santana. No último sábado, 19, o motociclista Andrevane Lopes Albuquerque, 32 anos, morreu depois de colidir com um carro no cruzamento da Avenida Maria Colares com Rua Cláudio Lúcio Monteiro. A polícia trata o episódio como imprudência.

Imprudência é também causa de graves acidentes

Imprudência é também causadora de graves acidentes

Até o fechamento desta matéria, o portal SELESNAFES.COM tentou contato com a Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans), mas não houve retorno das ligações.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!