Compartilhe

CÁSSIA LIMA

Ao todo, 15 toneladas de açaí certificado, oriundas do Arquipélago do Bailique, chegaram na rampa do Igarapé da Fortaleza nesta sexta-feira, 21, com destino ao exterior. Essa é a primeira vez que o Brasil exportará o produto com certificação ambiental e social.

O açaí foi extraído pela Cooperativa dos Produtores Agroextrativista do Bailique, AmazonBai, filiada à OCB (Organização das Cooperativas do Amapá) que possui mais de 70 extrativistas. A organização recebeu o certificado de manejo da floresta que incentiva a regularização fundiária, a segurança do trabalhador com uso de proteção individual e garante o manejo florestal.

Açaí exportado é produzido por cooperativa do Bailique. Fotos: Secom/divulgação

Açaí exportado é produzido por cooperativa do Bailique. Fotos: Secom/divulgação

O selo foi concedido porque ao açaí corresponde às características exigidas pelo Conselho de Manejo Florestal, atendendo aos padrões do FSC, com benefícios sociais e viabilidade econômica. Este é o selo mais conhecido do mundo no segmento.

“Essa certificação ambiental e social nos dá uma possibilidade de mercado internacional diferenciado que reconhece e paga muito melhor o produto. Por pelo menos, o dobro do valor”, explicou o diretor de atração de investimentos da Agência Amapá, José Molinos.

A partir de hoje, os produtores da região serão os primeiros a conquistar o selo socioambiental de manejo. A cooperativa do Bailique repassa para cooperativas de Macapá que processa o caroço para a polpa do açaí e vende para mercados internacionais, especialmente a Europa.

açai amapa 3

15 toneladas do produto foram preparadas para exportação

“O grande benefício nesse manejo correto é que, além do produto valer o dobro por ser certificado, o produtor participa do lucro final do açaí”, ressaltou o diretor.

A operação dessa sexta-feira foi a primeira. A expectativa da Agência Amapá é que outras comunidades e produtores também façam esse manejo e busquem adequação fundiária, a segurança do trabalhador e o manejo florestal correto.

Compartilhe