Amapá exporta primeiro açaí certificado do Brasil

Certificação ambiental e social valorizam produto extraído por cooperativa do Bailique
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Ao todo, 15 toneladas de açaí certificado, oriundas do Arquipélago do Bailique, chegaram na rampa do Igarapé da Fortaleza nesta sexta-feira, 21, com destino ao exterior. Essa é a primeira vez que o Brasil exportará o produto com certificação ambiental e social.

O açaí foi extraído pela Cooperativa dos Produtores Agroextrativista do Bailique, AmazonBai, filiada à OCB (Organização das Cooperativas do Amapá) que possui mais de 70 extrativistas. A organização recebeu o certificado de manejo da floresta que incentiva a regularização fundiária, a segurança do trabalhador com uso de proteção individual e garante o manejo florestal.

Açaí exportado é produzido por cooperativa do Bailique. Fotos: Secom/divulgação

Açaí exportado é produzido por cooperativa do Bailique. Fotos: Secom/divulgação

O selo foi concedido porque ao açaí corresponde às características exigidas pelo Conselho de Manejo Florestal, atendendo aos padrões do FSC, com benefícios sociais e viabilidade econômica. Este é o selo mais conhecido do mundo no segmento.

“Essa certificação ambiental e social nos dá uma possibilidade de mercado internacional diferenciado que reconhece e paga muito melhor o produto. Por pelo menos, o dobro do valor”, explicou o diretor de atração de investimentos da Agência Amapá, José Molinos.

A partir de hoje, os produtores da região serão os primeiros a conquistar o selo socioambiental de manejo. A cooperativa do Bailique repassa para cooperativas de Macapá que processa o caroço para a polpa do açaí e vende para mercados internacionais, especialmente a Europa.

açai amapa 3

15 toneladas do produto foram preparadas para exportação

“O grande benefício nesse manejo correto é que, além do produto valer o dobro por ser certificado, o produtor participa do lucro final do açaí”, ressaltou o diretor.

A operação dessa sexta-feira foi a primeira. A expectativa da Agência Amapá é que outras comunidades e produtores também façam esse manejo e busquem adequação fundiária, a segurança do trabalhador e o manejo florestal correto.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!