Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Com a proximidade do tradicional Encontro dos Tambores, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), no bairro Laguinho, recebe serviços de capina, varrição, remoção de entulho e pintura. O espaço está sendo preparado para a programação de 9 dias das manifestações afrodescendentes.

Os serviços de limpeza são coordenados pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) e incluem limpeza interna e externa do centro. Além disso, as vias no entorno do espaço também recebem limpeza e pintura. Os serviços terminam neste sábado (18).

São feitos serviços de capina, varrição, remoção de entulho e pintura Foto: Cássia Lima

A preparação continua com a montagem de palco onde acontecerão as apresentações das comunidades tradicionais. A festividade vai iniciar no dia 20, seguindo até 29 de novembro, com agenda religiosa, debate, workshop, hip hop, concurso do Mais Belo e Bela Negra, Missa dos Quilombos e apresentações das comunidades.

“Vamos ter uma agenda extensa. Porém, vamos ressaltar na programação o acréscimo no nome de Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda de Nazaré da Silva Ramos. Hoje temos trabalhado para que o espaço tenha essa função que ela projetou”, falou o presidente da União dos Negros do Amapá (UNA), Iury Soledade.

Serão 9 dias de festa Foto: Cássia Lima

Além da homenagem, a programação engloba os cultos de tambor de mina e candomblé, Feira do Afroempreendedor, praça de alimentação e exposições de elementos da cultura negra e artes plásticas.

PROGRAMAÇÃO

20 de novembro
15h – Caminhada Zumbi (concentração na praça Veiga Cabral)

19h – Missa dos Quilombos
22h – Show Internacional
23h – Roda de marabaixo e batuque
Local: CCNA

21 de novembro
18h – Batalha hip hop
19h – Concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra do Amapá
Local: CCNA

22 de novembro
19h – Cultos afros (tambor de mina e candomblé)
Local: CCNA

23 de novembro
16h – Oficina de Percussão
19h – Movimento Abraça UNA
Local: CCNA

24 de novembro
16h – Oficina de Percussão
Local: CCNA

25 de Novembro – Aniversário de 31 anos da UNA
6h – Alvorada com fogos
08h – Café da manhã
09h – Workshop “O negro no Contexto Político, Social e Econômico”
19h – Rufar dos Tambores, parabéns e corte do bolo
20h – Show com a banda Afro Brasil
Local: CCNA

De 26 a 29 de novembro
15h – Visita de escolas estaduais e municipais para debate sobre a Lei 10.639, que leva o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana para as escolas
19h – Apresentação das comunidades
Local: CCNA

Compartilhamentos