Você Telecom se pronuncia sobre interrupção de sinal e anuncia novidades para assinantes

Compartilhamentos

As chuvas que caem acima do normal na Região do Marajó foram responsáveis por uma cheia histórica dos rios, e ocasionaram a interrupção do sinal de internet da Você Telecom durante quase dois dias no Amapá. A conexão foi restabelecida no início da tarde desta sexta-feira, dia 7.

Como o Amapá só agora está concluindo sua interligação com a fibra ótica que veio com o Linhão de Tucuruí, a internet ainda funciona por meio de sinal de rádio trazido por gigantesco sistema de torres que corta a baia do Marajó. Em algumas regiões, as torres passam por localidades onde não existe energia elétrica. Nesses casos, a alimentação das baterias é feita por meio de energia solar.

Contudo, as intensas chuvas que caem na região fizeram o nível dos rios subirem a um patamar histórico, segundo os serviços de meteorologia. “Com a enchente, as águas chegaram aos nossos painéis solares deixando-os parcialmente submersos, afetando a alimentação elétrica dos equipamentos de rádio. Enviamos um grupo-gerador, mas quando as nossas equipes chegaram viram que o problema era maior. Tivemos que mandar um geradores mais potentes hoje de manhã (sexta-feira), foi quando começou a voltar o link”, explicou o diretor geral da empresaFábio Renato.

A empresa começou ainda na sexta-feira, 7, a tomar medidas para que o sinal seja mais seguro. A estrutura elétrica está sendo refeita e instalada em lugares mais elevados para que o nível dos rios não seja mais um perigo. Esse trabalho deve terminar em no máximo 15 dias.

 

Fim da lentidão

 

Até o fim de março, a Você Telecom estará interligada ao cabo de fibra ótica do Linhão de Tucuruí. A conclusão desse processo só depende agora da liberação do detentor da concessão de linha que é a TIM. “A TIM está finalizando as interconexões da empresa em Macapá, Fortaleza e Belém até o fim deste mês”, garantiu o diretor.

Chuva elevou nível dos rios no Marajó a um patamar histórico.

Chuva elevou nível dos rios no Marajó a um patamar histórico.

Com a TIM terminando essas ligações, o próximo passo da Você Telecom é ampliar oferta de serviço para todos os clientes sem aumento de preço da assinatura. Quem paga R$ 119 hoje por um mega, terá 5 megas pelo mesmo preço. Quem possui 2 megas, terá a banda ampliada para 10 megas. Para chegar a essa velocidade, a tecnologia de rádio já está sendo mudada para o sistema de cabos.

Há cerca de 6 meses, um projeto piloto com internet cabeada já está em andamento com sucesso no conjunto Cabralzinho, na Zona Oeste de Macapá. E dentro de no máximo 4 meses, todos os clientes da Você Telecom terão em casa a ligação do cabo de fibra ótica e a instalação de um roteador. É a banda larga chegando pra ficar.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!