Amapá terá 1 milhão de habitantes em 2029

Compartilhamentos

A população do Amapá cresceu 2,17% entre junho de 2013 e junho de 2014. Isso representa um incremento de cerca de 15 mil pessoas a mais no estado. A população passou de 734.996 para 750.912 habitantes. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima que o Amapá terá 1 milhão de habitantes em 2029.

Segundo as estimativas do IBGE o município de Pedra Branca do Amaparí  foi o que teve, proporcionalmente, o maior crescimento populacional.  “Nesse município o aumento pode ser explicado principalmente por conta da extração de minério e pela instalação de novas mineradoras. Essa movimentação rendeu um aumento de 4,54% em apenas um ano. O município passou de 12,8 mil habitantes para 13,4 mil”, explicou o coordenador de Divulgação de Estatística do IBGE, Joel Silva.

O segundo maior crescimento aconteceu em Tartarugalzinho, com um aumento de 3,23% no número de habitantes. Em terceiro lugar ficou o município de Ferreira Gomes, que devido as obras da hidrelétrica teve um crescimento de 2,9%, uma estimativa que segundo o IBGE pode aumentar com o funcionamento da estação de energia sobre o rio Araguari.

A capital Macapá teve um crescimento de 2,17%. A população que em junho de 2013 era de 437 mil habitantes chegou a 446 mil. Já o Segundo maior município do Amapá, Santana, teve um aumento de 1,53%. Esses números mostram, segundo o IBGE, que as pessoas que vêm de outros estados estão indo para os municípios do interior, que tiveram fomento econômico mais significativo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!