Clube de Astronomia oferece curso de observação do céu

Compartilhamentos

Quem gosta de observar o céu e as estrelas vai ter a oportunidade de aprender aspectos fundamentais de reconhecimento de constelações e o movimento dos astros por meio do curso de Observação do Céu. O evento tem a assinatura do Clube de Astronomia do Amapá (Mirzam) e acontece nos dias 13 e 14 de setembro no Museu Sacaca. Os interessados vão poder reconhecer as constelações visíveis a olho nu em Macapá, além de entender como o movimento dos astros é associado com as estações do ano.
Durante o curso serão ressaltados aspectos históricos da astronomia, da mitologia grega e indígena brasileira. “No primeiro dia o participante vai aprender a localizar objetos de acordo com a observação dos astros. Também vai ter conhecimento de como acontece os fenômenos do solstício, eclíptica e equinócio. O segundo dia terá a parte prática onde o participante fará observação do céu”, explicou o membro do Clube Mirzam, Cássio Renato dos Santos.
O Clube de Astronomia pretende esclarecer dúvidas simples como o próprio nome do clube, por exemplo, que é Mirzam. Para quem não sabe Mirzam é o nome da estrela β Canis Majoris, a segunda estrela mais brilhante da constelação Cão Maior. A estrela Mirzam representa o Estado do Amapá no desenho da Bandeira do Brasil.
Neste primeiro curso de observação do céu os interessados podem solicitar inscrição por e-mail ou telefone. As vagas são limitadas.

Confira a programação.
Local: Museu Sacaca
Data: 13 e 14 de setembro de 2014
Horário:

Dia 13
18h 00min às 19h 30min
Seminário: Estações climáticas e coordenadas astronômicas
Ministrante: José Nilson Silva

Dia 14
18h 00min às 20:00hs
Sessão de planetário com reconhecimento de constelações visíveis na
latitude de Macapá.
Sessão pública de observação do céu com telescópios.
Ministrante: Cássio Renato Santos
Taxa de inscrição: 02 (duas) peças de roupas usadas utilizáveis + R$
2,00 (dois reais)
Local de inscrição: Sala do Planetário no Museu Sacaca
Inscrições por e-mail para [email protected]
Contato: 91032814

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!