Tudo sobre o Exame de Massa, que este ano deve ter 20 mil inscrições

Compartilhamentos

Desde o dia 15 de outubro a Secretaria Estadual de Educação (Seed) está realizando a inscrição online para o Exame de Massa dos ensinos Fundamental e Médio, cujas provas estão programadas para ocorrer a partir do dia 19 de dezembro. No último exame realizado foram mais de 12 mil inscrições. A expectativa da Seed para este ano é que pelo menos 20 mil pessoas façam a inscrição.

As provas do Ensino Médio estão programadas para acontecer nos dia 19, 20 e 21 de dezembro e a de Ensino Fundamental nos dias 20 e 21. As provas têm 24 e 25 questões, e os estudantes terão que acertar no mínimo 50%. A nota da redação também não pode ser menor que 50%. “Existem estudantes que buscam notas individuais, ou seja, são pessoas que têm alguma pendência em seu historio que precisa ser sanada. Nesses casos a prova é específica para a matéria desejada”, explicou a coordenadora de Educação Especifica da Seed, Alcilea Ferreira.

Alcilea Ferreira, coordenadora de Educação da Seed

Alcilea Ferreira, coordenadora de Educação da Seed

Hoje o Exame de Massa não tem um público específico. O certame atende pessoas de diferentes faixas etárias a partir dos 18 anos até idosos, geralmente atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Temos também um grande volume de pessoas das comunidades rurais e das regiões do Estado do Pará mais próximas. São estudantes que não concluíram os estudos e buscam essa forma para ter um certificado, e assim melhorar o currículo que vai oportunizar melhores condições para buscar um emprego ou entrar numa faculdade”, concluiu a coordenadora.

AS PROVAS

As provas serão divididas em etapas e acontecem nas datas divulgadas no cronograma abaixo. A parte objetiva, de múltipla escolha, terá um caderno com 25 questões valendo 0,4 pontos cada assertiva, totalizando 10 pontos. A prova de Língua Portuguesa será subdividida em duas etapas: a objetiva com 24 questões valendo 0,25 cada, totalizando 6 pontos e uma redação valendo 4 pontos, totalizando 10 pontos. Para obter a qualificação é necessário alcançar 50% da nota em cada prova.

As provas dos ensinos Fundamental e Médio serão realizadas em turnos diferentes, dando assim a oportunidade de uma pessoa fazer as duas provas para conseguir a conclusão em ambas as etapas, caso seja a necessidade.

cronograma

INSCRIÇÃO

A inscrição está sendo feita somente pela Internet no endereço eletrônico http://www.seed.ap.gov.br/ onde as pessoas podem escolher entre duas formas de prestação da prova. A forma geral em que é o candidato faz todas as provas para concluir todo o ensino Fundamental ou Médio, que é o caso das pessoas que não frequentaram a escola ou não têm nenhuma média durante o tempo de estudo. E as provas específicas para quem tem pequenas dependências no histórico escolar, que é o caso de pessoas que ficaram devendo algumas matérias. Essas pessoas, no momento da inscrição devem selecionar as matérias que estão pendentes para as quais pretendem prestar exame.

As pessoas que têm pouco domínio na navegação da Internet e têm dificuldade para fazer a inscrição podem procurar dois polos de ajuda. O central, que fica no programa Universidade Aberta, que funciona dentro da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, antigo CCA. E no turno da tarde dentro da Secretaria de Educação. Os interessados têm até o dia 01 de novembro para se inscrever.

RESULTADO

Após a realização das provas a Seed terá até 90 dias para divulgar o resultado final. Só então as pessoas poderão solicitar o seu diploma de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!