Prefeito de Santana e 2 deputados eleitos denunciados à Justiça

Compartilhamentos

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-AP) denunciou à Justiça o Prefeito de Santana, Robson Rocha, a deputada estadual reeleita Mira Rocha e o deputado federal eleito Marcos Reategui, por compra de votos e abuso do poder econômico. Também foram denunciados o coordenador da Casa da Juventude de Santana, Antônio Gilberto Souza Paiva, e a secretária de Administração do Município de Santana, Izabel Souza da Silva.

Segundo a denúncia da PRE, Robson Rocha usou de seu poder como prefeito para conseguir votos para sua irmã, Mira Rocha, e para Marcos Reategui, no pleito de 2014. A denúncia aponta que com a ajuda da secretária de Administração do município, Izabel Souza, pessoas que declarassem voto aos candidatos apoiados pelo prefeito eram contratadas para trabalhar na Prefeitura. Já aquelas que tinham contratos administrativos e não declaravam o apoio aos dois candidatos, eram desvinculadas sem justa causa do serviço público.

Como todas as demissões ocorreram no período em que a legislação eleitoral não permitia desligamentos sem justa causa, a secretária também está sendo denunciada por conduta vedada, que é quando um servidor público toma decisões não permitidas por normas superiores. As denúncias foram feitas por servidores que relataram que no período pré eleitoral foram obrigados a comparecer a reuniões políticas para serem forçados a declarar apoio aos candidatos. As reuniões eram organizadas por Antonio Gilberto Souza, da Casa da Juventude.

Caso condenados, o prefeito e os dois deputados podem ter os diplomas políticos cassados e podem ficar inelegíveis com base Lei da Ficha Limpa. Já os servidores da Prefeitura de Santana podem perder as funções e serem desligados do serviço público. Também pode constar na condenação uma ação criminal, em que Robson Rocha, Mira Rocha e Antônio Gilberto Souza, podem ser condenados à pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de multa.

SelesNafes.Com tentou contato com o prefeito Robson Rocha por telefone, mas não foi possível.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!