Teatro de rua: 30 peças encenarão a Paixão de Cristo em 5 cidades do AP

Compartilhamentos

O fim de semana de Páscoa será marcado por dezenas de apresentações teatrais em vários municípios do Amapá. A maior parte das companhias foi selecionada por edital de chamada pública e recebeu recursos estaduais da cultura. As apresentações ocorrerão até o próximo dia 28 e envolverão 1,2 mil pessoas, entre atores e técnicos. As encenações vão ocorrer nas cidades de Macapá, Santana, Vitória do Jari, Pedra Branca do Amapari e Calçoene.

Ao todo são 30 peças diferentes vão contar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O Governo do Estado repassou R$ 160 mil para que os grupos pudessem custear figurinos, estrutura e cachês para os atores e técnicos.  “O edital, além de ser um processo democrático e transparente, também garantiu a participação de grupos do interior”, avaliou o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.

Recursos pagarão atores, figurinistas e técnicos. Foto: Arquivo

Recursos pagarão atores, figurinistas e técnicos. Foto: Arquivo

O grupo teatral “Turma do Nescau”, do município de Pedra Branca do Amapari, é um desses exemplos. Os atores apresentarão o espetáculo “O Mensageiro da Paz”. Para o coordenador do grupo, Fábio Souza, o edital deu oportunidade de participação aos pequenos grupos. “Os municípios do interior são desprovidos de incentivos para a cultura. Com o edital podemos participar do processo de escolha”, disse.

No município de Santana, o grupo “Estrela Santanense” vai apresentar, pela quarta vez, a peça “Jesus: do Mártir à Ressurreição”. “Nossa comunidade é carente de cultura e quando temos esses eventos, percebemos a alegria dos moradores. É muito gratificante”, afirmou o coordenador do grupo, Henrique Miranda.

No Bairro do Pacoval existe há 15 anos o espetáculo “Via Sacra Cristo Cordeiro”, criado pela Associação Cultural “Semente Nova”. “Trabalhamos durante dois meses para apresentar o espetáculo, esperamos cerca de duas mil pessoas para prestigiar o evento”, disse o coordenador do grupo, Naldo Silva.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!