Jari: Sul do AP é interligado ao sistema nacional de energia

Compartilhamentos

Os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ambos no Sul do Amapá, foram ligados neste fim de semana ao Sistema Interligado Nacional. O trabalho foi concluído por equipes da CEA nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 18.

Os testes começaram ainda na semana passada. De acordo com a CEA, os trabalhos de energização da subestação de Laranjal do Jari, que também serve à Vitória, foram realizados por equipes da estatal, da Eletronorte e de duas empresas privadas.

Os dois municípios possuem juntos cerca de 80 mil habitantes

Os dois municípios possuem juntos cerca de 80 mil habitantes

Por volta das 1h40min desta segunda, foi concluída a chamada “tomada de carga”, que na prática é a transferência dos consumidores das duas cidades para o Sistema Interligado Nacional. Ou seja, a caríssima e poluente geração térmica passa a ser substituída pela energia de hidrelétricas.

“É um fato é histórico para a região do Vale do Jarí, pois a CEA passa a entregar à população a energia que impulsionará o desenvolvimento econômico e social do Sul do Amapá”, avaliou o diretor de Planejamento e Expansão da CEA, José Eliaz Rosa.

Na semana passada Laranjal do Jari sofreu com o racionamento de energia. O município chegou a ficar 12 horas sem energia por causa do atraso no envio de combustível para a geração térmica. O motivo foi um erro da própria CEA ao transferir o pagamento pelo produto para a Petrobrás. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!