Turbina: Pane no Paredão atinge Macapá e mais 9 municípios

Compartilhamentos

Uma pane na hidrelétrica Coaracy Nunes, o Paredão, deixou bairros da Zona Sul e da área central de Macapá no escuro durante horas. O blecaute atingiu também mais 9 municípios. A CEA emitiu rapidamente uma nota esclarecendo que se tratava de problemas na geração de energia a cargo da Eletronorte, que só na manhã desta sexta-feira, 12, explicou o que houve.

O blecaute começou por volta das 20 horas. Em Macapá, bairros como Pedrinhas, Jardim Marco Zero, Trem, Centro, Congós e Buritizal ficaram no escuro. O Distrito da Fazendinha e comunidades da zona rural de Macapá também ficaram sem energia.

As linhas de atendimento ao consumidor da CEA ficaram congestionadas em função da quantidade de chamados. Os municípios de Santana, Mazagão Novo e Mazagão Velho, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá e Calçoene também tiveram o fornecimento interrompido.

De acordo com a Eletronorte, o blecaute foi causado pelo “desligamento automático da unidade geradora hidráulica nº 03 da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, em Ferreira Gomes”. Resumindo, uma turbina se desligou.

O que teria causado o desligamento da turbina ainda está sendo avaliado. “A Eletrobrás/Eletronorte está realizando análise detalhada para definir ações corretivas e preventivas com o objetivo de evitar novas interrupções de energia para a população do Estado do Amapá”, disse a Eletronorte em nota.

A estatal informou ainda que só os bairros e municípios que já estão conectados ao Sistema Interligado Nacional não foram atingidos. É o Amapá ainda às voltas com sua velha maldição.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!