No São Francisco, mato esconde sepulturas

Cemitério tem 17 mil pessoas sepultadas, e é compartilhado com os moradores de Santana
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Quem tem sepultado parentes no Cemitério São Francisco de Assis, na Zona Norte de Macapá, tem ficado surpreso com as cenas de abandono. Em vários lugares o mato chega a quase dois metros de altura. A má conservação do espaço dificulta até mesmo a localização de túmulos.

Até para ir de um lado ao outro no cemitério é difícil. Parte do muro já foi construída, mas uma grande parte ainda está para ser reparada.

cemitério 3

É difícil até cruzar o cemitério. Fotos: André Silva

O São Francisco está prestes a comemorar 20 anos de criação. O lugar possui mais de 8 mil lotes e mais de 17 mil pessoas sepultadas. Além da população de Macapá, o cemitério ainda tem que ser dividido com o município de Santana.

O empresário Edionei Silva, de 43 anos, foi  acompanhar o sepultamento de um amigo e se deparou com o descaso dos órgãos responsáveis pela manutenção do local, nesse caso a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística  (Semur), órgão subordinado à prefeitura de Macapá.

Sepulturas escondidas no meio do matagal

Sepulturas escondidas no meio do matagal

“É uma vergonha ter um cemitério assim com tanto imposto que a gente paga. Eles não respeitam nem os mortos. Tivemos dificuldade até de encontrar o local aonde iríamos enterrar meu amigo”, desabafou o empresário.

O secretário da Manutenção Urbanística, Manoel Bacelar, foi procurado pelo site SELESNAFES.COM, mas não retornou as ligações. Segundo o administrador do local, várias solicitações de limpezas já foram feitas, mas até agora não foram atendidas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!