Guardas cobram cumprimento da lei que permite o armamento

Lei prevê o prazo de dois anos para a incorporação da instituição no serviço de segurança pública, com aparelhamento de arma de fogo
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Apesar de poucos, os guardas civis municipais de Macapá realizaram um ato de advertência para a efetivação da Lei nº 13.022, na manhã dessa segunda-feira, 8, na Praça da Bandeira. A lei, aprovada em 2014, prevê o prazo de dois anos para a incorporação da instituição no serviço de segurança pública com aparelhamento de arma de fogo. Em Macapá, a aproximação da data gera receio na categoria.

A reivindicação dos guardas tem como base o capítulo VIII, que dispõe das prerrogativas dos guardas e esclarece no artigo 15 que “os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou entidade”, e complementa no artigo 16 dizendo que “aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei”. 

Guardas civis se mobilizaram na Praça da Bandeira. Fotos: Cássia Lima

Guardas civis se mobilizaram na Praça da Bandeira. Fotos: Cássia Lima

“A lei federal estabeleceu dois anos, mas aqui em Macapá isso ainda não ocorreu e nem vemos movimentação para isso. De acordo com a legislação, comandante militar da Guarda devia ceder seu posto a um guarda de carreira, assim como deveria ocorrer o armamento dos guardas civis”, destacou o inspetor Iran Nunes.

A Guarda Civil Municipal de Macapá existe há 19 anos e possui 548 guardas, sendo que 70% são cargos de confiança. Segundo o guarda municipal Enildo Pena, o término do prazo estabelecido em lei gera preocupação, já que os guardas sentem na pele a falta de armamento especializado.

Enildo Pena

Enildo Pena, guarda municipal: “essa lei deve ser cumprida no seu pleno”

“Atualmente usamos arma estilo spark, mas se usamos o cartucho pela manhã passamos o dia desprotegidos. O nosso armamento já foi aprovado, mas falta interesse do governo. Essa lei deve ser cumprida no seu pleno. O que vemos é a guarda inchada de cargos políticos”, frisou Pena.

O ato desta manhã foi pacífico em apoio ao ato nacional da categoria que ocorreu simultaneamente em outros municípios. Na quinta-feira, 11, os guardas prometem estar em peso na Câmara de Vereadores para pedir apoio dos parlamentares.

Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Guardas e Inspetores do Estado do Amapá, João Evaristo Avelar, a categoria se mobilizará para fazer o uso da tribuna na Câmara para solicitar o cumprimento da lei ao prefeito.

“Vamos tentar dialogar o máximo possível. O prazo está terminado e precisamos ter uma resposta. Se na Câmara não sair nada, já iremos ingressar com ação no Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual”, argumentou Avelar.

A reportagem do site procurou o comandante da Guarda Municipal, Ubiranildo Macedo, mas ele não retornou nossas ligações.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!