Regata de 24 km pede a preservação do Rio Amazonas

Prova é uma das mais longas do esporte
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

No próximo sábado, 12, velejadores do Amapá farão uma das maiores provas do mundo em kitesurf. Será a 3ª Travessia em Defesa do Rio Amazonas, desafio que terá 24 quilômetros entre ida e volta da “Baia dos Porcos”, comunidade ribeirinha do Pará.

A largada ocorrerá por volta das 16h na orla de Macapá, no trecho do Bairro Cidade Nova. A prova nasceu em 2013.

“O objetivo é chamar atenção pra necessidade de conservação e o despejo de esgoto não tratado no rio. Então decidimos fazer uma das maiores provas do mundo pra chamar a atenção pra esse problema”, justifica o presidente da Associação de Velejadores do Amapá, Bruce Lee Rocha de Almeida. 

Na sexta-feira, 11, haverá um congresso técnico que vai passar instruções e reunir os 15 inscritos até o momento. Dois são do Rio de Janeiro, dois de Belém, outro de Palmas (TO) e um da Guiana Francesa.

Travessia de 2015. Foto: Divulgação

Travessia de 2015. Foto: Divulgação

“Mas a expectativa é de que esse número aumente porque existem outros interessados e nesta sexta-feira, 11, será pago o décimo terceiro salário do funcionalismo”. 

No sábado, às 7h, os velejadores se mobilizarão numa grande mutirão de limpeza da orla do Rio Amazonas no trecho que passa pelo Cidade Nova. A largada está confirmada para as 16h, desde que haja vento para isso.

“O domingo ficará de reserva, caso não seja possível largar no sábado”, avisa o presidente.

Foto de capa: Arquivo/SELESNAFES.COM

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!