“Carreta da Mulher” começa a fazer atendimentos

Unidade móvel foi inaugurada na zona norte. Serviços serão prestados a cada 60 dias nos locais em que ocorrerem ações
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A prefeitura de Macapá inaugurou durante a manhã desta segunda-feira, 6, a Carreta da Mulher. O novo serviço é uma unidade móvel de serviços destinados para a comunidade feminina macapaense. Atendimentos como a coleta de prevenção ao câncer no colo do útero, ultrassonografia das mamas e consultoria ginecológica serão realizados pelos bairros e distritos da capital amapaense.

A Carreta da Mulher funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sob a coordenação da secretaria municipal de Saúde. O veículo levará ações que durarão até dois meses em cada local em que houver uma ação.

Prefeito Clécio Luís durante a inauguração da Carreta da mulher:

Prefeito Clécio Luís durante a inauguração da Carreta da mulher: serviço permanente da saúde da mulher. Fotos: Rui Brandão Ascom/PMM

“É um avanço significativo para a saúde em Macapá, pois ela está equipada com materiais que não teríamos como colocar em todas as unidades de saúde. A carreta irá percorrer todos os bairros e distritos. Ela ficará cerca de 60 dias em cada local. Agora, teremos um serviço permanente de saúde da mulher, em especial para a prevenção do câncer de mama e uterino, que são doenças que atingem em altos índices as mulheres”, destacou o prefeito Clécio Luís.

Para a aquisição da Carreta da Mulher, a hoje secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, quando deputada, destinou emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, e a administração municipal entrou com contrapartida, no valor de R$ 80 mil.

Prefeito Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues e ministra Fátima Pelaes checam equipamento do espaço de atendimento

Prefeito Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues e ministra Fátima Pelaes checam equipamento do espaço de atendimento

“São gestos como esse que demonstram como devemos estar juntos nessa caminhada, para que possamos mudar a realidade das mulheres, que sofrem violência, que ainda sofrem porque não têm saúde adequada por inúmeros motivos”, disse Fátima Pelaes.

A cerimônia de entrega contou também com a participação do senador Randolfe Rodrigues, do deputado estadual Paulo Lemos e dos vereadores Draiser Alencar, Antônio Grilo, Rinaldo Martins, Caetano Bentes, Maraína Martins e Patriciana Guimarães.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!