Nova penitenciária do Amapá tem área liberada pela SPU

Complexo para quase 1 mil detentos será erguido no KM-17. Recurso já está na conta do Estado
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O Amapá não vai mais perder o dinheiro destinado à construção da nova penitenciária do Estado. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) liberou o uso da área durante reunião com o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A liberação da área também tinha sido um pedido do deputado estadual Jory Oeiras, presidente do Conselho de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

A nova penitenciária, destinada a 990 detentos, será construída pelo governo do Estado no KM-17 da BR-210, na zona rural de Macapá. A liberação foi anunciada pelo secretário de Patrimônio da União, Sidrack Correia Neto. 

Senador Davi Alcolumbre em reunião com o secretário de Patrimônio da União, Sidrak Neto. Foto: Divulgação

Dos R$ 44,8 milhões destinados a investimentos no sistema prisional do Amapá, R$ 31 milhões já estão na conta do Estado há mais de dez meses, e corriam o risco de serem devolvidos.  

A área tem 12,22 hectares. O complexo acomodará detentos de ambos os sexos. Atualmente, o Iapen está superlotado com quase 3 mil detentos. Desse total, 1,2 mil estão no regime fechado.

“O problema da segurança pública deve ser considerado um problema de todos e cada um nós possui atribuições específicas que beneficiam a sociedade como um todo, e possibilitando também medidas de ressocialização que diminuam a violência e a criminalidade. Uma nova unidade prisional que diminua a demanda no Iapen certamente contribuirá para isso”, avalia o senador.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!