DA REDAÇÃO
Com a proximidade do período chuvoso, um dos logradouros mais importantes no escoamento na água da chuva no município de Santana, a cerca de 17 quilômetros de Macapá, passou a gerar a preocupação. O Canal do Bairro do Paraíso, que começa desde a Avenida Santana até a Coelho Neto, está completamente tomado pelo mato.
De acordo com os moradores, o canal, meses atrás, chegou a receber serviços de limpeza, mas, com o passar do tempo, o mato cresceu e algumas pessoas de outros bairros jogaram lixo no local. Com isso, o receio é que ocorra o entupimento das canaletas e a água transborde, como já ocorreu em anos anteriores, quando várias residências ficaram alagadas.
Antônio Farias reside entre as avenidas Princesa Isabel e Das Nações. Ele conta que há alguns dias, uma chuva rápida, aliada a maré lançante, fez com que ele se precavesse, chegando até mesmo a levantar alguns moveis da casa.
“A gente ficou meio com medo, porque moramos bem em frente ao canal e a chuva fez com a água de lá, ficasse bem na beira da calçada no lado de fora. Não chegou a invadir aqui em casa, mas eu levantei a geladeira e as camas”, afirmou.
Outra que está preocupada é dona de casa Socorro Silva. Moradora de um trecho situado entre as avenidas Princesa Isabel e Castro Alves, ela relembra o que ocorreu em anos anteriores e teme que possa se repetir.
“Na época a minha casa era de madeira e lembro que perdi fogão, geladeira e guarda roupa. A gente fica com medo, porque quando aconteceu estava assim também cheio de mato e lixo. Espero que dê tempo e que a prefeitura possa fazer uma limpeza antes que a chuva caia de verdade”, finalizou.