Em Santana, Waldez anuncia escola militar no Jari

Escola em Santana é localizada em área violenta e atende a mais de 800 alunos.
Compartilhamentos

De Santana, FERNANDO SANTOS

A abertura oficial das aulas da gestão militar compartilhada da Escola Estadual Afonso Arinos, em Santana, aconteceu na tarde desta terça-feira (03), e contou com a presença do governador Waldez Góes (PDT). O colégio é localizado na área portuária do segundo município mais populoso do Amapá. A região é conhecida pelo alto índice de violência, por isso, a implantação do novo sistema.

“É um processo democrático onde todos os atores puderam opinar. Essa é uma experiência aprovada por toda a comunidade, que iniciou pela escola Risalva, na zona norte de Macapá, na Antonio Messias, na zona sul, e foi um compromisso que assumimos com a comunidade santanense. Agora, estamos avançando aqui. Já dá para perceber a transformação em todos os aspectos. Os ganhos aqui não serão somente na educação, na formação dos alunos, mas também será no processo de empreendedorismo dessa região, entre outros sentidos”, falou o governador.

Governador falou sobre importância do novo formato Foto: Fernando Santos

A dona de casa Socorro Rocha, moradora da área portuária, tem uma neta estudando na Escola Estadual Afonso Arinos. Ela disse que, além de resgatar valores familiares, o ensino militar levou para o local tranquilidade, no que diz respeito a segurança.

“Agora, a gente já pode andar na calçada no fim de tarde, tranquilamente. Eu estou satisfeita com essa iniciativa e vejo o ensino militar como um grande incentivador do resgate de valores familiares”, disse a dona de casa.

Dona de casa Socorro Rocha disse que ensino levou tranquilidade para a região Foto: Fernando Santos

O ensino militar implantado na escola atende a mais de 800 estudantes dos regimes fundamental e médio. Entre os ensinamentos do novo formato, está o incentivo ao civismo, com o canto do Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento diário das bandeiras. Os professores são policiais militares, e os estudantes mantém a linha de uniforme padrão na cor branca. A estrutura física da escola foi integralmente reformada com a aquisição de novas mobílias.

Ensino militar atende a mais de 800 estudantes dos regimes fundamental e médio Foto: Fernando Santos

“Muito bom o ensino compartilhado militar. Aqui, a gente aprende a respeitar as pessoas. A carreira que eu quero seguir no futuro é ser um advogado de sucesso, e, para ser um advogado, é preciso ter valores”, disse o estudante de 12 anos Wendyl Sarges.

Estudante de 12 anos Wendyl Sarges Foto: Fernando Santos

Durante o evento, o governador Waldez Góes anunciou também que pretende estender o ensino militar ao município de Laranjal do Jari.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!