Frota de ônibus será reduzida em até 50% em Macapá por risco de faltar diesel

CTMac e Setap decidiram por redução para não paralisar transporte na capital
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Com o objetivo de garantir a circulação de ônibus em Macapá durante a greve dos caminhoneiros, e diante de um possível desabastecimento de combustível, a companhia de trânsito da capital amapaense e os empresários do setor decidiram reduzir a frota nos horários de pico e entrepico, a partir da tarde desta quinta-feira (24).

De acordo com o presidente da Companhia de trânsito de Macapá, André Lima, a redução do quantitativo de veículos rodando no transporte público ocorrerá em 30% nos horários de pico e até 50% fora desse período. A mudança ocorrerá nas linhas com maior circulação. 

A situação só deverá ser normalizada na próxima terça-feira (29), segundo Lima, quando será feita nova avaliação do cenário. A justificativa é que o isolamento geográfico de Macapá exigirá mais tempo para a normalização do abastecimento de diesel na cidade. 

Presidente da CTMac, André Lima: redução por conta da greve dos caminhoneiros. Foto: André Silva (arquivo SN)

O representante da CTMac explicou também que a medida é necessária para garantir a circulação de ônibus na capital.

“Cabe um tempo para as coisas normalizarem. Então, fizemos essa redução a partir desta tarde com o intuito de garantir o transporte de passageiros em Macapá. Vai gerar um desconforto pela redução de veículos, mas queremos garantir, muito embora tenho o desconforto e o atraso, que as pessoas consigam se deslocar. É um fator alheio a nossa vontade“, ressaltou o gestor.

São considerados horários de pico:

Manhã: 6h-8h

Tarde: de 12h Às 14h

Noite: de 18h às 20h  

A CTMac informou ainda que realizará a fiscalização do cumprimento do percentual de redução estabelecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Setap) e que o monitoramento é feito via GPS. No caso do recebimento de denúncias, a companhia fará diligências em busca das linhas que descumprirem o acordo. 

Macapá conta, atualmente com uma frota de 206 ônibus. Desses, 190 estão circulando.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!