Proposta de Randolfe para conter alta de combustíveis tem apoio do líder do governo

Medida fixa alíquota máxima para cobrança do ICMS.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A proposta do senador Randolfe Rodrigues, para conter a alta dos combustíveis, recebeu apoio do senador Romero Jucá, líder do governo federal no Senado. Nesta quarta-feira (23), ele assinou como coautor da medida que fixa alíquota máxima para cobrança do ICMS.

De acordo com a proposta de Randolfe, o imposto incidente nas operações internas com combustíveis, responsável por 30% do preço total pago pelo consumidor nas bombas, terá impacto final reduzido para 18%, o que significa uma diminuição média de 12% no preço pago pelo consumidor, fazendo o combustível retornar a preços de janeiro de 2017.

A nova política de preços da Petrobrás vem afetando fortemente consumidores por causa da alta de preços nos combustíveis, com previsão de reajustes até diários em refinarias, com a intenção de seguir o mercado internacional e a flutuação do câmbio.

Alta nos combustíveis vem afetando consumidores Fotos: Arquivo

Para Randolfe, a solução viável deve ser estrutural, sustentável e duradoura, que só virá com ampla discussão sobre a carga tributária incidente sobre combustíveis.

Apenas em relação à gasolina, no Norte, pratica-se uma média de 26% de alíquota de ICMS; no Nordeste, 29%; no Centro-Oeste, 27%; no Sudeste, 29%; e no Sul, 28%. Além disso, cada estado decide qual é a alíquota de ICMS que irá aplicar em cada derivado de petróleo.

“Nós, do Congresso, devemos e podemos enfrentar o drama da tributação extorsiva que se pratica contra o consumidor, que lhe sequestra quase metade de tudo que é pago em cada visita torturante a um posto de gasolina”, concluiu Randolfe.

O projeto precisa da assinatura de 41 senadores para ser protocolado. Se aprovada no Senado, a medida valerá imediatamente sem ter que passar pela Câmara dos Deputados ou sanção presidencial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!