Balneário de Fazendinha tem água imprópria para banho

Balneários do Curiaú, Porto Grande, Mazagão e Ferreira Gomes estão com as águas liberadas.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Análise feita pelo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) apontou como imprópria para banho a água do Balneário de Fazendinha, um dos principais espaços de lazer durante o verão na zona sul de Macapá.

De acordo com as instituições, cinco balneários foram analisados na capital (Fazendinha e Curiaú), Porto Grande, Mazagão e Ferreira Gomes. Com exceção de Fazendinha, todos foram classificados como próprios para banho.

Este foi o primeiro resultado divulgado para as férias de julho. Os testes continuarão ao longo do mês e os resultados podem mudar.

As condições de balneabilidade (qualidade da água) estão relacionadas, principalmente, à presença de bactérias do grupo coliformes, além da presença de lixo e lançamento de esgotos.

“Para afirmar que um balneário se encontra próprio para o banho, 80% do grupo de amostras deve estar dentro do estipulado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente [Conama]”, disse o gerente do Núcleo de Análises Químicas do Imap, Allan Maciel.

Segundo ele, os banhistas que se arriscarem a entrar nas águas contaminadas do balneário de Fazendinha, podem contrair doenças como gastroenterite, hepatite, diarreia, cólera, otites, dermatites e outras.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!