Estudantes lançam “kit antiabuso” após suposto estupro na Unifap

Aluna teria sido estuprada no banheiro da instituição
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Uma publicação no Faceboock, feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), chamou a atenção de internautas na última semana. O post faz referência a um suposto caso de estupro contra uma jovem dentro da instituição, há cerca de 15 dias.

Segundo a coordenação do DCE, a suposta vítima compartilhou o trauma com um amigo, que, por sua vez, informou ao diretório, responsável pela publicação. A postagem narra momentos de horror que teriam sido vividos pela estudante. O suposto crime teria ocorrido no bloco de saúde, onde a aluna estuda.

“Ela estava sozinha, à noite, no laboratório, e foi ao banheiro, quando um cara não identificado entrou no banheiro e a manteve lá dentro por cerca de duas horas”, diz o relato.

Estudantes afixaram cartazes de protesto Foto: André Silva

O episódio foi tratado como boato, até que nesta segunda-feira(24), uma amiga íntima da suposta vítima confirmou a informação, segundo uma das coordenadoras do DCE, Loiana Santana. Ela disse que a própria estudante, muito abalada, resolveu não denunciar o fato.

“Ela não denunciou porque para denunciar um fato desse na delegacia da mulher ou para ter atendimento, ela precisava ter feito logo depois do ato, para fazer o boletim de ocorrência e fazer coleta de sêmen. Como ela não fez isso, ela sabia que não ia dar em nada”, acredita a coordenadora.

Cartazes trazem mensagens de protesto Foto: André Silva

Assaltos

Além da denúncia de estupro, informações de que assaltos estão ocorrendo no interior da Unifap são confirmadas por estudantes. Segundo a aluna Ingrid Gibson, de 22 anos, há muitos relatos e registros na ouvidoria da instituição, relacionados a esses crimes.

Ela diz haver omissão da universidade em relação aos casos, e afirma que muitas vezes a instituição insinua que os fatos acontecem quando ocorrem festas no campus, organizadas pelos estudantes.

“É impossível que nenhuma notificação de assalto ou abusos tenha chegado a eles”, reclamou a estudante, que afirma ter havido um assalto na Unifap no dia 15 de setembro.

“Eles dizem que é por causa das festas, mas, não é. Semana passada um menino foi assaltado e não estava tendo festa. A gente gasta com segurança para 16 postos e um guardinha desse cuida de 4 prédios. É muito insuficiente”, reclamou a estudante.

Kit antiabuso

Para conscientizar a comunidade acadêmica, os estudantes fizeram a distribuição de vários cartazes com frases impactantes de enfrentamento ao abuso por todo o campus.

Além dos cartazes, foram distribuídos kits antiabusos, que contém um apito e dois alfinetes.

“Se a pessoa estiver em um transporte público ou em outro espaço e se sentir violada ou desconfortável, ela pode usar esse alfinete e o apito para pedir ajuda para as pessoas de perto”, falou Ingrid.  

O que diz a Unifap?

A Unifap informou por meio da assessoria de comunicação que devido o processo de transição que acontece esta semana, a instituição ainda não pode se pronunciar sobre o assunto. Afirmou que o fará ainda esta semana.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!