Água tratada chega a novos bairros com inauguração de centro de reservação

Expectativa em bairros que já tem o serviço é que a água chegue com mais força
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Os bairros Renascer e Pantanal, na zona norte de Macapá, já podem se conectar à rede de distribuição de água tratada.  Pelo menos foi o que garantiu a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), na tarde desta terça-feira (2), quando ligava as bombas do Centro de Reservação de Água Tratada “Felicidade”, no Bairro Infraero I.

Os dois bairros já haviam recebido o serviço de implantação da rede e o que faltava chegar era a água. Além desses, outros que já tem a rede instalada, como Jardim Felicidade, São Lázaro, Novo Horizonte e Infraero 1 e 2, terão água chegando mais forte nas torneiras.

Os novos e antigos usuários passarão por um processo de cadastro para usarem a água, foi o que informou o presidente da companhia, Valdinei Amanjás.

“Teremos que intensificar o sistema de cadastro, principalmente. Porque não adianta a gente jogar água para as residências se nós não tivermos os cadastros, senão teríamos um custo muito maior. Porque aí estaríamos produzindo mais água sem retorno financeiro”, observou o presidente da companhia.

Novo centro fica localizado no Infraero I. Fotos: André Silva

A primeira etapa do projeto já aumentou em mais dez milhões de litros a capacidade do centro que já operava com 500 mil litros, disse Amanajás.

O investimento na estrutura foi de R$ 8 milhões, de um total de R$ 19 milhões, valor final da obra. Os recursos são do Ministério das Cidades.

Valdinei Amanajás (Caesa): usuários precisarão se cadastrar para contribuir

Água sem força

“O sistema é muito precário. A água só chega nas áreas baixas, na parte alta do bairro não chega”, reclamou o guarda municipal, Ferdinando Oliveira de Moraes, de 40 anos.

Ele mora na Avenida Pantaleão Gomes Oliveira, há 10 anos, e lembra que o sistema de água tratada sempre deu problema.

“A água nunca chegou. Só tinha o cano, mas não chegava água. Espero que essa situação agora mude”, disse o morador.

Centro recebe água do reservatório do Bairro do Trem

Pressão

A estrutura do Centro de Reservação  é composta por quatro bombas d’água com potencia de 150 cavalos. Ele recebe água tratada vinda do reservatório localizado no Bairro do Trem, há quase 10 quilômetros de distancia.

Este centro tem capacidade para atender a outros bairros da zona norte de Macapá que, futuramente, serão interligados ao sistema da Caesa. Foi o que garantiu a companhia.

Ferdinando Oliveira de Moraes espera que fornecimento de água melhore em seu bairro

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!