AP passa a ter sistema de controle de celulares roubados

Policias de Pernambuco e Pará já usam a ferramenta
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Um sistema para controle de celulares roubados, usado pela polícia nos estados de Pernambuco e no Pará, passa a ser testado no Amapá. O sistema WEB “Alerta Celular Amapá” pretende ajudar a devolver aparelhos recuperados para os seus donos, além de servir como base de consulta para identificar aparelhos roubados, inibindo qualquer tipo de comercialização de celulares que estejam em situação de alerta. 

A ferramenta foi lançada na sexta-feira (19), pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Federação do Comércio, Bens e Serviços do Amapá (Fecomércio/AP). Durante a cerimônia, no auditório do Senac, em Macapá, foi também lançado o aplicativo “Disque Denúncia 181”.   

Secretário Carlos Souza (Sejusp): celulares viraram moeda recorrente no mundo do crime. Foto: Secom

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza, destacou os bons resultados obtidos com o Alerta Celular nos outros estados.

“O Amapá é o terceiro estado do Brasil a usar essa ferramenta que, em Pernambuco, diminuiu em mais de 30% o número de ocorrências policiais envolvendo furto e roubo de celulares”, frisou o secretário.

Souza alertou também este ano, que até o dia 11 de outubro, dados da Polícia Civil indicavam a ocorrência de 13,7 mil roubos e furtos de celulares em todo o Estado.

“Virou uma moeda recorrente no mundo do crime, de uma maneira geral. Então, precisamos fazer alguma coisa para impedir que esses números continuem crescendo”, observou o secretário.

Lançamento das ferramentas ocorreu na sexta. Foto: Secom

Funcionamento

Tanto o Alerta Celular Amapá quanto o Disque Denúncia 181 podem ser acessados através do site da Sejusp (https://portaldasegurança.ap.gov.br), onde o usuário será direcionado para os links das duas ferramentas, ou diretamente nos endereços eletrônicos do Alerta Celular Amapá (www.alertacelular.ap.gov.br) ou do Disque Denúncia 181 (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ap.denuncias181), no caso dos aparelhos que usam a plataforma Android, e no Iplace, para quem usa iPhone.

As ferramentas permitem o cadastro dos usuários para alertar sobre perda, roubo ou furto do celular, ou ainda para a comunicação de possível crime.

“Nós só vamos conseguir coibir isso – porque desestimula a receptação, é esse o objetivo maior do Alerta Celular – se todo mundo cadastrar seu celular. Quando a polícia fizer a abordagem, nas ruas, a cada celular abordado que tiver sob alerta, a pessoa será conduzida a uma delegacia para esclarecer porque está de posse de um aparelho com alerta de restrição”, explicou o secretário.

A consulta de restrição do Alerta Celular não será liberada para a população em geral. Apenas profissionais de segurança pública devidamente cadastrados poderão fazê-la.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!