Suspeito de atirar em criança e de execuções na Orla morre em confronto

Criminoso e comparsas invadiriam o HE para matar rival na madrugada, segundo inteligência da polícia
Compartilhamentos

LEONARDO MELO

A vida criminosa do bandido identificado como Fernando dos Santos Pacheco, de vulgo “Fernandinho Capeta”, de 16 anos, chegou ao fim na noite desta terça-feira (20), por volta das 19h30, depois de um confronto com militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), às margens do Canal do Beirol, na zona sul de Macapá.

De acordo com a PM, o jovem infrator estaria envolvido em três crimes recentes: as execuções em um bingo no Bairro Santa Inês, a tentativa de homicídio de um detento que terminou com uma criança alvejada na perna e um terceiro caso, no Residencial São José.

“Fernandinho Capeta”: vida envolvida em homicídios e roubos Foto: reprodução/redes sociais

Fernandinho Capeta e mais dois comparsas foram surpreendidos em uma área de pontes. O trio resistiu à prisão.

Segundo a PM, Capeta correu em direção ao Canal do Beirol e sacou uma arma, tentando atirar contra os militares que neutralizaram a ação baleando o bandido. O jovem infrator ainda foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), mas não resistiu. O óbito foi confirmado no HE.

A arma que ele usava era um revólver calibre 38, roubado de uma empresa de segurança, e continha três munições intactas. O objeto foi apresentada no Ciosp do Pacoval.

Os dois comparsas de Fernando Capeta conseguiram fugir.

Execuções no Santa Inês…

 

… e criança baleada são alguns dos crimes em que o criminoso estaria envolvido

Fim de uma vida no crime

De acordo com levantamento da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop) e do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI), Fernandinho Capeta estava envolvido em vários crimes na capital, como o atentado ocorrido no Bairro Santa Inês, que ficou conhecido como “Bingo da Morte”. Nesse caso, três pessoas foram mortas com vários tiros, disparados contra um desafeto, mas que também, acertou pessoas inocentes.

Em outra ação, no Bairro Buritizal, o bandido baleou uma criança na perna quando tentava matar um detento do Iapen, que estava em prisão domiciliar.

Criminoso trocou tiros com o Bope próximo ao Canal do Beirol Foto: Leonardo Melo

O último ataque do marginal foi na noite da última segunda-feira (19), no Residencial São José, onde tentou contra a vida de um homem conhecido como “Ferrugem”, que sobreviveu após ser atingido com vários tiros.

As informações repassadas ao Bope davam conta que o bando, liderado por Fernandinho Capeta, pretendia, na noite de terça-feira, invadir o Hospital de Emergências de Macapá e executar Ferrugem.

Ocorrência recente e mãe presa por tráfico

Segundo o capitão Hércules Lucena, do Bope, Capeta havia sido detido novamente na última quinta-feira (15), junto com outros três criminosos, em um veículo que estava com restrição de furto e roubo.   

“Ia cometer mais um ilícito na cidade. Até porque estava com balaclava, objeto usado pra cometer roubo em residência. Foi apreendido e apresentado à delegacia”, disse o policial.

Fernandinho Capeta chegou a ser detido pela PM na última semana em um carro roubado

O militar do Bope relatou também que, no mesmo dia, quando a equipe chegou na casa do criminoso, prendeu a mãe de Fernandinho Capeta por tráfico de drogas.

“Ou seja, a família é envolvida no crime. E agora atentou contra a vida de policiais e morreu em confronto”, finalizou o capitão.

Foto de capa: Leonardo Melo

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!