Polícia Civil flagra “batismo” de menor em facção

Caso aconteceu em Santana. Bando estava com armas munição e drogas
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A Operação Reverso da Policia Civil (PC) prendeu 166 pessoas em 14 municípios do Estado do Amapá. Segundo a delegacia geral, esta foi a maior operação das forças de segurança do Estado. Os detalhes da operação foram repassados em uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (21), na Corregedoria de Policia Civil no Bairro Laguinho.

Em uma ocorrência na manhã desta sexta-feira, que aconteceu no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, a polícia flagrou o “batismo” de um menor de idade que pretendia fazer parte de uma facção criminosa que atua no Estado.

Cerco a criminosos em Santana Fotos: Polícia Civil AP

A prisão em flagrante do menor e de mais três homens, chamou a atenção do delegado Fabio Araújo, diretor de polícia especializada. Ele contou que no momento da abordagem os indivíduos estavam com armas, munições e drogas.

“O batismo, dependendo da facção, tem vários tipos. Geralmente, o novo integrante tem que cometer um crime. Ali tinham armas, drogas. Ainda não se sabe que tipo de crimes eles iriam cometer, se tráfico de drogas ou assalto, o certo é que confessaram o crime”, explicou o delegado.

Delegado Uberlândio Gomes (centro); número de presos pode aumentar

Outros casos

Entres os presos também havia um policial civil que já havia sido expulso da corporação há cinco anos e estava foragido. Ele foi acusado de repassar armas para criminosos.

Outra prisão que chamou a atenção da polícia foi a que envolveu um jovem que cumpria medidas sócio educativas e que fugiu no último dia 13, do Centro Socioeducativo de Internação (Cesein).

Segundo o delegado, o menor é suspeito de ter participado do assassinado do taxista Percy Pires Braga, de 66 anos, no Bairro Cidade Nova, no dia 10 de outubro.

Prisões ocorreram em quase todos os municípios

O delegado geral, Uberlândio Gomes, disse que o número de presos pode aumentar até o fim do dia. A segunda maior operação onde houveram mais de 140 pessoas presas, foi a Anjos da Lei, deflagrada em novembro.

Gomes disse também que não houve prisão em apenas dois municípios do Amapá: Cutias e Itaubal. Isso porque, segundo ele, essas cidades não têm delegacia de Polícia Civil. O titular da PC disse ainda que os números de armas e drogas apreendidas serão divulgados na próxima semana.

“A gente está divulgando apenas o número de 166, mas com certeza esse número pode aumentar. O foco inicial era de cerca de 200 mandados a serem cumpridos. Praticamente todos foram. Nunca em uma operação, com uma envergadura dessa natureza, você consegue cem por cento de eficácia, mas para a PC foi muito satisfatório”, considerou o delegado geral.

Presos foram levados ao Ciosp

Os mandados de prisão davam conta de crimes, como homicídios, latrocínios e tráfico de drogas.

Operação Reverso

A operação foi batizada com este nome porque remete ao movimento contrário de presos que estão saindo do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), com a entrada destes que foram presos na operação.

A operação deu inicio na ultima quarta-feira (19). Participaram cerca de 400 policiais, 66 viaturas e 41 delegacias de policias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!