Sem pistas de avião, FAB “suspende” buscas no Amapá

FAB disse que floresta atrapalha visualização
Compartilhamentos

SELES NAFES

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta terça-feira (18) a suspensão das buscas ao avião que desapareceu na floresta amazônica, no Amapá, com oito pessoas a bordo. Apesar da expressão utilizada (“suspensão”), na prática as operações estão encerradas.

Segundo a FAB, foram percorridos em linha reta 20 mil km, o que seria a distância entre as cidades de São Paulo e Tóquio (Japão).

O pente fino feito por dois aviões e um helicóptero que percorreram 12 mil km quadrados, o equivalente a 12 mil campos de futebol durante 128 horas de voos. Os últimos sobrevoos foram feitos na segunda-feira.

O avião monomotor prefixo PT-RDZ decolou de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá, com uma família de índios que havia locado a aeronave depois de cumprir obrigações bancárias na capital, Macapá. Duas crianças estavam a bordo. O destino era a aldeia Mataware, no oeste do Pará.

Black Hawk utilizado nas buscas: floresta e região montanhosa atrapalham visualização Foto: Salvaero

“As aeronaves cumpriram padrões internacionais de busca. A área possui mata fechada e região montanhosa, fatores que dificultam a observação pelas equipes de busca”, informou em nota encaminhada ao Portal SN, a coordenação das operações na região.

Além dos aviões SC-105 Amazonas SAR, C-130 Hércules, e o helicóptero H-60 Black Hawk, foram mobilizados mais de 60 militares nas buscas também coordenadas pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindatacta IV).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!